Brasil fica com o vice-campeonato dos Jogos Pan-Americanos de Surfe e SUP
Atletas do Brasil garantem a prata no ranking das nações com medalhas de Luiz Diniz, Caio Vaz, Nicole ... leia mais
A prova de Waterman triatlo do Aloha Spirit é a mais versátil do evento. Introduzida no festival desde 2015, a competição exige que os participantes pratiquem com destreza e regularidade diversas modalidades aquáticas.
O desafio envolve disputas de natação em águas abertas, SUP Race e prone paddleboard e, portanto, une atletas de perfis completamente distintos. Na última edição, em Ilhabela, quem levou a melhor no masculino foi o maior vencedor dessa prova na história do Aloha Spirit, o veterano Patrick Winkler e, no feminino, a sua mulher, Catarina Ganzeli Winkler. Ambos são atletas que contam com trajetórias e conquistas de respeito dentro do universo dos esportes aquáticos.
Nadador e remador, Patrick é sempre um dos grandes nomes do Aloha Spirit Midia. Após competir natação profissionalmente tanto pelo Flamengo, quanto pelo Clube Pinheiros, ele também chegou a defender a seleção brasileira de prone paddleboard três vezes no ISA Games. Além disso, o waterman treina SUP e tem uma rotina de treinos variados e de alta performance.
“No ambiente competitivo sou reconhecido pelos resultados no prone paddleboard e na natação, mas excuto com muita regularidade o SUP (tanto em prancha 12”6 quanto 14 pés) além do tradicional e constante surf de Longboard no litoral paulista todos os finais de semana”, comenta Patrick.
“Não adianta ser extraordinário numa modalidade e um atleta medíocre em outra, que não vai funcionar. Para ter sucesso na prova Waterman, o atleta tem que demonstrar habilidade em todas as modalidades aquáticas”, acrescenta Winkler.
Já a vencedora da prova na categoria feminina, começou sua trajetória de competições na natação de piscina e, posteriormente, passou a disputar maratonas aquáticas e até mesmo ultramaratonas aquáticas. A partir do relacionamento com Patrick, Catarina passou a praticar também o paddleboard. “Ele me incentivou muito a fazer o Waterman e eu gostei muito da prova que tem uma dinâmica super legal”, comenta a campeã.
A competição conta com disputas intensas em trajetos curtos. São 500 metros de natação, 1km de SUP Race e 1km de paddleboard e é essa versatilidade que acaba por atrair atletas de modalidades diferentes. “Eu sei o quanto o público da natação não é o mesmo da remada e, atualmente, o do paddle não é o mesmo do SUP e, até um pessoal da canoa se arrisca a fazer o waterman”, conta Catarina. “Então eu acho que é a prova mais inclusiva de tribos, que praticam esportes no mar, mas que são bem diferentes entre si”, finaliza a explicação.
Na categoria masculina do Waterman triatlo o segundo lugar ficou com Antonio Gonzaga, um dos proprietários do clube Kanaloa Va’a de Florianópolis (SC) e o terceiro com Felipe Barone Sobreira, do clube Supirados. Na disputa feminina, que vem ganhando corpo a cada edição, Mônica Jasiulonis Pasco, que treina com a assessoria Meta, foi a vice-campeã e Bárbara Bourroul de Melo, da Itupararanga Vikings, ficou com o terceiro lugar.
Para alcançar o sucesso nas competições, o casal, que vive em São Paulo, sempre treina junto. A rotina envolve 1 hora de musculação e 4km de natação na piscina, nas segundas e quartas-feiras. Remada de 10km de paddleboard na raia da USP nas terças e quintas-feiras. Pilates nas noites de terças e nas sextas. E por fim, aos finais de semana, se tem onda, eles surfam, se não, remam de paddleboard na represa.
E quem pensa que o casal só subiu no lugar mais alto do pódio do Aloha Spirit no desafio do Waterman está enganado. Patrick venceu também a disputa profissional de paddleboard. Já Catarina venceu 3 provas individuais no festival. Além do Waterman, ela foi campeã no paddleboard e na disputa de 2,5km de natação.
A segunda etapa de 2022 do Aloha Spirit Festival segue para Angra dos Reis nos dias 17 a 19 de junho. Com arena montada na Praia Grande, os atletas vão seguir somando pontos no ranking do circuito que envolve disputas de canoa havaiana, stand up paddle, surfski, paddleboard, natação em águas abertas, apneia, além do waterman. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Aloha Spirit. Clique aqui para se inscrever.
O circuito 2022 começou em Ilhabela nos dias 11, 12 e 13 de março. A segunda etapa chega pela primeira vez em Angra dos Reis, nos dias 17, 18 e 19 de junho, depois segue para a terceira em Saquarema nos dias 19, 20 e 21 de agosto, e, por último, o circuito se encerra em Niterói nos dias 23, 24 e 25 de setembro.
As inscrições para a etapa Angra dos Reis já estão abertas. O Aloha Spirit Festival tem a produção da Ecooutdoor Sports Business. Para mais informações acesse alohaspirit.com.br.