Com 4º lugar na V6 Open, Brasil encerra Mundial de Va’a com resultado histórico
Na categoria Open, Remadores da He’e Nalu chegam entre as quatro melhores nações do va’a no dia de ... leia mais
O penúltimo dia do Campeonato Mundial de SUP da Federação Internacional de Canoagem (ICF), realizado em Sarasota, na Flórida (EUA), contou com a final do Race Técnico. Quatro brasileiros garantiram classificação para as finais disputadas no sábado (23), todos nas categorias masculinas, com destaque para Américo Pinheiro, que alcançou o melhor resultado do país no dia.
Na categoria Master 50+, Américo Pinheiro ficou em quarto lugar, a uma posição do pódio. Tiago Andrade também competiu na mesma categoria, mas foi eliminado na semifinal. Já Eri Tenório, na Open Masculino, venceu a bateria da “Final B” e conquistou a nona colocação geral no evento. Thiago Giacomellii, na Master 40+, foi desclassificado na semifinal.
O francês Noic Garioud conquistou o título na Open Masculino, completando o percurso em 3:51.97. Ele superou o japonês Shuri Araki, que ficou com a prata, e o espanhol Manuel Hoyuela, medalha de bronze. Esse foi o segundo título técnico de Garioud, o primeiro desde 2021, e o quinto de sua carreira em eventos mundiais.
Na Open Feminino, a espanhola Duna Gordillo brilhou ao vencer a final em 4:35.97, destronando sua compatriota e campeã de 2023, Esperanza Barreras, que terminou com a prata. O bronze foi para a japonesa Rika Okuaki.
Nas divisões master, o japonês Ryohei Yoshida manteve seu título na 40+, e o alemão Peter Weidert venceu na 50+. No feminino, Petronella van Malsen, da Holanda, defendeu seu título na 40+, enquanto Penny Tsaoutou, da Grécia, sagrou-se campeã na 50+.
O evento segue com suas últimas disputas neste domingo na categoria Longa Distância, com a participação dos brasileiros: Lena Riberio, Jessika Moah, Eri Tenorio, Gustavo Geremello, Matheus Vieira e Thiago Vieira (Open), Thiago Giacomellii (Master 40+), Tiago Andrade (Master 50+) e Rebeka Klotz (Júnior). Ao longo do domingo também serão realizadas provas nas categorias Kids, Recreativa e SUP Inflável.
TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.