Wellington Reis | Diário das Ilhas Canárias
No primeiro capítulo da coluna “Diário das Ilhas Canárias”, Wellington Reis fala sobre sua chegada à Las ... leia mais
Após um sábado repleto de adrenalina com as disputas de Race Técnico e Sprint, o domingo não deixou a desejar para os amantes do stand up paddle e paddleboard. Os melhores remadores do país voltaram à água na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo (RJ), para testar suas habilidades na competição de longa distância do Ultimate Paddle Brasil.
A competição, que marcou a primeira etapa do circuito brasileiro, teve um significado ainda maior, servindo como seletiva para o Mundial da ISA 2024 e como uma oportunidade para os atletas garantirem sua participação no programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
O percurso da prova de longa distância colocou os competidores enfrentando um trajeto triangular em mar aberto. Eles largaram da Praia do Pontal em direção a uma boia localizada a cerca de 1,50 km da costa, para então retornarem à praia. Amadores faziam duas voltas, concluindo um total de 6 km e profissionais completariam quatro voltas, totalizando 12 km.
Diferentemente do sábado, o domingo apresentou condições mais desafiadoras, com ondas e ventos fortes. Os remadores tiveram que enfrentar essas condições adversas na ida até a boia, mas foram recompensados com um downwind clássico no retorno.
Destacando-se entre os competidores locais, Bruna Bergamini, de Arraial do Cabo, sagrou-se campeã do Amador feminino, enquanto Nélio Higino de Oliveira, de Ubatuba, competidor máster, mostrou sua experiência ao vencer na categoria geral masculina do Amador.
Na categoria Profissional de SUP Race, Jessika Moah demonstrou sua versatilidade ao vencer tanto as provas de Sprint quanto as de longa distância. Moah liderou praticamente de ponta a ponta, garantindo sua vitória. No pódio, Roseli Novlosk ficou em segundo lugar e Lena Ribeiro em terceiro. Com o resultado, Moah sqai de Arraial do Cabo com o título de campeã profissional overall.
No masculino, a disputa foi acirrada entre Guilherme dos Reis, Eri Tenório e David Leão, com Eri conquistando a primeira colocação, seguido por Leão em segundo e dos Reis em terceiro. Com isso, Eri sagrou-se campeão overall do Ultimate Paddle Brasil. Destaque também para Marinho Cavaco na quarta colocação overall, outro veterano do SUP Race mostrando que ainda vai dar muito trabalho para as novas gerações.
No paddleboard masculino, a batalha entre Patrick Winkler e Jader Andrade foi intensa, com os dois disputando a liderança ao longo das quatro voltas da prova. No entanto, Jader conseguiu abrir vantagem na última volta e garantiu a vitória, deixando Arraial do Cabo invicto e faturando o título de campeão overall da primeira etapa do Brasileiro de paddleboard. Raul Agra de Moura Pereira completou o pódio na terceira colocação.
No feminino, Catarina Winkler mostrou sua superioridade mais uma vez, conquistando a vitória de forma incontestável e o título overall da etapa. Ana Rosa Andrade ficou em segundo lugar, seguida por Larissa Lima Santos em terceiro.
A próxima etapa do circuito brasileiro promete mais emoções e desafios, e será realizada em Saquarema, de 23 a 26 de maio, durante o Aloha Spirit Festival.
RESULTADOS OFICIAIS E TEMPOS – AQUI.