Fernando Fernandes no Aloha Spirit 2017
Fernando Fernandes de Padua, além de um bom amigo, é sinônimo de INSPIRAÇÃO. Tradução mais pura do ... leia mais
No último sábado, a ilha paradisíaca do Taiti foi palco de mais uma edição da renomada Te Aito, atraindo os melhores remadores de V1 do mundo. Segundo a organização do evento, aproximadamente mil remadores participaram da competição, divididos em diferentes categorias.
A prova foi realizada através de duas largadas distintas. Às 10h, no horário local, as remadoras da categoria Open Feminino e Masters partiram para uma jornada desafiadora de 14 quilômetros. O percurso envolvia uma volta completa na deslumbrante lagoa do Presqu’ile, formada por uma imponente barreira de coral que protege a costa de Matateia, combinada com uma porção em mar aberto. Logo em seguida, às 13h30, foi a vez dos homens da categoria Open Masculino iniciarem sua jornada. Essa categoria exigia ainda mais resistência, pois os remadores enfrentavam um trajeto similar ao das mulheres, porém em duas voltas, totalizando 25 quilômetros.
Após pouco mais de uma hora e vinte e um minutos de prova, Iloha Eychenne concluiu os 14 km de prova, divididos entre a lagoa do Presqu’ile e o mar aberto, na primeira colocação, repetindo o feito da semana passada, na abertura da Te Aito.
A remadora de Huahine dominou a prova feminina do início ao fim, cruzando a linha de chegada quase 500 metros à frente da vice-campeã, a jovem júnior Mihinoa Paari, de Mataiea. Vaimiti Maoni completou o pódio na terceira colocação.
“Foi uma corrida muito difícil porque eu não tinha certeza de onde ficava exatamente o final da corrida. O mar estava bastante calmo, mesmo lá fora não havia realmente surf, mas na saída das barreiras e na entrada foi possível surfar um pouco e foi divertido”, disse Iloha Eychenne ao canal da TNTV, que transmitiu a prova.
Sozinha na liderança do início ao fim, a Iloha disse que sentiu muita dificuldade por não ter uma referência: “Normalmente, fazemos corridas mistas com os homens. Há sempre alguém à frente. As corridas em que você está sozinho na frente são o formato mais difícil para um atleta porque você não tem muitas referências e também não consegue ver o ritmo de quem está atrás de você. É questão de administrar bem seu esforço enquanto busca manter a distância dos demais. Ter uma boa estratégia é fundamental”, completou.
Com a vitória de sábado, Iloha Eychenne conquista a dobradinha da Te Aito 2023, já que também venceu na primeira etapa da competição, no último final de semana, em Moorea. Colocando-se, portanto, logicamente em primeiro na classificação geral.
Com duas horas e 24 minutos de corrida, Brice Punuataahitua cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Após deixar para trás por Revi Thon Sing, que liderou a prova durante quase duas horas, o remador de Bora Bora valeu-se de uma excelente estratégia para assumir a liderança a partir da entrada da lagoa na última volta do percurso. Segundo colocado na primeira etapa, no último fim de semana, em Moorea, Brice Punuataahitua conquistou a classificação geral da Te Aito 2023 graças à liderança da prova de sábado.
“Estou muito feliz por ter vencido hoje“, declarou o campeão ao repórter da TNTV. “Adotei uma estratégia diferente da prova da semana passada e não briguei pela liderança na primeira parte da prova. Segui o que tinha planejado no meu treinamento e aqui está o resultado!”, revelou.
Brice Punuataahitua já tem em mente o seu próximo objetivo, a Vodafone Channel Race, importante prova de V6 que será realizada no próximo dia 17 de junho, na Polinésia Francesa. “A partir de segunda-feira retomamos os treinos“, disse o remador que integra a lendária equipe Shell Va’a.
Charles Teinauri terminou a disputa em segundo lugar, seguido por menos de um segundo por Manutea Millon, vencedor da primeira etapa que, com o resultado deste sábado, ficou com a segunda posição da classificação geral da Te Aito 2023.
Os 100 primeiros colocados da Te Aito receberão um convite para participar da Super Aito, prova exclusiva para a nata da V1 mundial, que acontecerá no dia 24 de junho.
(*atualizado na noite de segunda-feira, 12 de junho) Quase 48 horas após a conclusão da prova, a organização da Te Aito liberou os resultados gerais da disputa de sábado.
A brasileira Dani Dillan foi o grande destaque do Brasil, alcançando a nona colocação na categoria de mais elevado nível técnico, a Open Feminino.
Entre os homens, Robert Almeida foi o melhor colocado, concluindo a Open Masculina na 109ª colocação.
Os resultados completos podem ser conferidos AQUI.