Vodafone Channel Race 2022 ao vivo
Acompanhe ao vivo, direto da Polinésia Francesa a Vodafone Channel Race 2022, considerada a prova de va'a ... leia mais
Copenhague recebeu neste sábado (21) as disputas de longa distância do ISA World SUP and Paddleboard Championship, o campeonato mundial da ISA 2024. Milhares de espectadores na cidade acompanharam os melhores remadores do mundo competindo nas quatro provas disputadas ao longo do dia. Cada corrida consistiu em três voltas de um percurso de aproximadamente quatro quilômetros, passando pelos belos canais da cidade e seus pontos turísticos mais icônicos.
Espanha e Japão aumentaram suas contagens de medalhas, criando uma distância maior entre eles e os demais times. Enquanto isso, a Inglaterra continuou sua ascensão no ranking, conquistando duas das quatro medalhas de ouro disponíveis no dia e saltando para a quarta posição na classificação geral.
Entrando na competição deste ano sem nenhuma medalha de ouro no WSUPPC, a equipe da Inglaterra já conquistou três. Molly Roodhouse (ENG) garantiu seu primeiro título mundial após uma chegada emocionante com duas campeãs mundiais, Yurika Horibe (JPN) e Judit Verges (ESP), na prova feminina de Paddleboard Distance. Em seguida, Andrew Byatt (ENG) garantiu mais um ouro para a Inglaterra na mesma divisão, conquistando sua segunda medalha de ouro no evento. Roodhouse e Byatt, que treinam juntos regularmente, viveram o cenário dos sonhos para a equipe inglesa.
A prova feminina de Paddleboard Distance foi uma das chegadas mais apertadas da história, certamente a mais acirrada desde 2018. Roodhouse, Horibe, Verges e Cornelia Rigatti (ITA) formaram o pelotão da frente desde o início, mas Rigatti perdeu terreno lentamente, enquanto as três líderes mantinham um ritmo forte. A chegada foi decidida por foto, com a vitória de Roodhouse, de 24 anos, enquanto Horibe e Verges chegaram empatadas, apenas 0,8 segundos atrás.
Byatt ficou genuinamente surpreso com sua vitória. Apesar de ter conquistado a medalha de prata em 2023, o atleta de 44 anos esperava ser superado pelos competidores mais jovens. Porém, com a presença de sua família, o inglês derrotou David Buil (ESP), campeão espanhol e medalhista de prata. O fotógrafo esportivo internacionalmente renomado Donald Miralle (EUA) subiu ao pódio com o bronze, enquanto Oisin McGrath (IRL) garantiu o cobre, repetindo o resultado da prova técnica.
O Brasil foi representado na prova por Larissa Lima no feminino e Jader Andrade no masculino. Larissa terminou na 10ª colocação, enquanto Jader ficou em sétimo.
Esperanza Barreras (ESP) conquistou seu quinto título mundial ao vencer novamente a prova feminina de SUP Distance, sendo a primeira mulher a vencer essa corrida três vezes. Barreras dominou a divisão desde sua estreia em 2019, tendo sido derrotada apenas uma vez, em 2022, quando conquistou a prata ao terminar dois segundos atrás de sua compatriota Duna Gordillo (ESP).
Desta vez, Barreras contou com a companhia de Mariecarmen Rivera (PUR), que se manteve ao seu lado durante toda a prova, já que ambas compartilham o mesmo treinador e treinaram juntas no último ano. Enquanto isso, Gordillo liderava um pelotão com Rika Okuaki (JPN), Sey Chelle (EUA), Csillag-Virag Kocsis (HUN) e Iona Rivet (FRA). Barreras e Rivera mantiveram-se na frente, abrindo uma vantagem de mais de dois minutos. No entanto, Barreras não cedeu a liderança, vencendo por dois segundos à frente de Rivera, que conquistou a prata. Gordillo ficou com o bronze, enquanto Okuaki superou Chelle na foto para garantir o cobre.
Lena Ribeiro e Jessika Moah representaram o Brasil na prova feminina de SUP Distance. Ambas começaram bem, mas perderam ritmo ao longo da competição. Lena terminou em 10º lugar e Jessika Moah ficou com a 17ª posição.
Rai Taguchi (JPN) está a um passo de alcançar sua meta de conquistar quatro medalhas de ouro em um único evento, após vencer a prova masculina de SUP Distance. O atleta de 20 anos se tornou o segundo homem a vencer as provas técnica e de distância no mesmo ano, seguindo os passos de Shuri ‘Shrimpy’ Araki (JPN), que conseguiu esse feito nos dois anos anteriores. Taguchi já está uma medalha de ouro à frente da contagem de Araki, após o Japão vencer sua primeira corrida de revezamento. Agora, ele tem mais uma corrida no horizonte: o SUP Sprint, que acontece amanhã.
Na prova masculina de SUP Distance, um pelotão de oito homens permaneceu junto na maior parte do percurso, sem que ninguém conseguisse se destacar nas duas primeiras voltas. Taguchi tentou uma fuga no início da terceira volta, mas não teve sucesso. No quilômetro final, quatro atletas conseguiram abrir uma pequena vantagem. Taguchi liderou, seguido por seu compatriota Kotaro Miyahira (JPN) e pelos franceses Clément Colmas e Ethan Bry. Taguchi garantiu a vitória com uma diferença de seis segundos em relação ao grupo formado por Colmas, Miyahira e Bry, que conquistaram as medalhas de prata, bronze e cobre, respectivamente.
Eri Tenório e Guilherme dos Reis representaram o Brasil na prova masculina de SUP Distance. Eri terminou na 10ª colocação, enquanto Guilherme foi o 24º entre os 45 competidores.
A competição continua amanhã no Den Sorte Diamant, às 12h (7h do horário de Brasília), com as provas de SUP Sprint.
RESULTADOS
Prova Feminina de Paddleboard Distance
Ouro – Molly Roodhouse (ENG)
Prata – Yurika Horibe (JPN)
Prata – Judit Verges (ESP)
Cobre – Cornelia Rigatti (ITA)
Prova Masculina de Paddleboard Distance
Ouro – Andrew Byatt (ENG)
Prata – David Buil (ESP)
Bronze – Donald Miralle (EUA)
Cobre – Oisin McGrath (IRL)
Prova Feminina de SUP Distance
Ouro – Esperanza Barreras (ESP)
Prata – Mariecarmen Rivera (PUR)
Bronze – Duna Gordillo (ESP)
Cobre – Rika Okuaki (JPN)
Prova Masculina de SUP Distance
Ouro – Rai Taguchi (JPN)
Prata – Clément Colmas (FRA)
Bronze – Kotaro Miyahira (JPN)
Cobre – Ethan Bry (FRA)