
FESUPRJ confirma 1ª etapa do estadual em Macaé (RJ)
Primeira etapa do Estadual de SUP do Rio de Janeiro será realizada em formato "Safe Race" na cidade de ... leia mais

A aproximação de uma ondulação de grande tamanho à costa do Chile levou a organização dos Jogos Pan-Americanos a alterar toda a programação das disputas de surf, que tiveram início nessa terça-feira, 24 de outubro, em Punta de Lobos.
Inicialmente, o cronograma contemplava somente as baterias das categorias Longboard masculino, Shortboard feminino e Shortboard masculino. No entanto, a direção da prova tomou a decisão de incluir todas as categorias, abrangendo o Longboard feminino, SUP Wave masculino e SUP Wave feminino, deixando apenas as provas de SUP Race, que serão realizadas em um único dia.
A equipe brasileira teve uma excelente estreia e Luiz Diniz, no SUP Wave, foi um dos destaques do dia. Tricampeão mundial pela ISA, Diniz venceu seu confronto contra o atual campeão do PASA – Pan-Americano, Finn Spencer (CAN), e o chileno Gabriel Salazar, somando 8.17 e 7.33 para totalizar 15.50 pontos,

Aline Adisaka também mostrou a força do SUP brasileiro avançando na primeira colocação no confronto contra Xiomara Bowen (ECU) e Josselyn Alabi (SAL).
No Longboard, Carlos Bahia e Chloé Calmon avançaram em primeiro lugar nas suas respectivas baterias, enquanto Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb derrotaram a mexicana Regina Pioli e a local Jessica Anderson, respectivamente, no Shortboard feminino.
A única derrota veio somente através de uma bateria disputada entre dois atletas do Brasil, no Shortboard masculino, entre Krystian Kymerson e Marcos Corrêa, vencida por Krystian.
Contudo, Corrêa terá nova chance na disputa pela medalha pan-americana disputando a fase de repescagem.
COMPETIÇÃO DEVE PARAR NO FIM DE SEMANA – A decisão de adiantar o cronograma das as disputas, incluindo o do SUP no primeiro dia, foi tomada com base no fato de que as condições estarão perfeitas pelos três próximos dias. Na sexta-feira, segundo a previsão, as ondas começarão a subir bastante até atingirem séries com mais de dez pés de altura durante todo o final de semana.
Sendo assim, a direção do Pan modificou o cronograma e removeu os dias 28 e 29 (sábado e domingo), mantendo a segunda-feira (30) como dia das finais e ampliando o número de baterias nestes primeiros dias, contudo, alterações podem ocorrer de acordo com a movimentação das ondas ao longo da semana.
As disputas valem classificação para as Olímpiadas de Paris 2024 na categoria shortboard. O Brasil, apesar de já ter preenchido as cotas do masculino, via WSL, com João Chianca e Filipe Toledo, pode garantir mais uma vaga no feminino, caso Silvana Lima vença a competição (lembrando que Tatiana Weston-Webb, já garantiu uma das duas vagas olímpicas do feminino também através da WSL).

TRANSMISSÃO AO VIVO – As alterações também têm criado desafios na elaboração da programação para os canais que possuem os direitos de transmissão ao vivo, como o Time Brasil e o Cazé TV. No primeiro dia do evento, não foi possível exibir imagens ao vivo, sendo que somente as pontuações online estavam disponíveis para visualização no site oficial dos Jogos Pan-Americanos do Chile. Até o momento, somente as finais, reagendadas para segunda-feira (30) serão transmitidas ao vivo.
Round 2 do Longboard masculino
8h23 – Carlos Bahia (BRA), Rafael Cortéz (CHI) e Martin Perez (ARG)
Round 2 do Longboard feminino
09h09 – Chloé Calmon (BRA), Agostina Pellizzari (ARG) e Olivia Stokes (CAN)
Repescagem masculina do Shortboard
11h04 – Marcos Corrêa (BRA) x José Joaquin Lopez (VEN)
Round 2 do SUP Surf feminino
14h31 – Aline Adisaka (BRA) e Maria Lagos (CHI)
Round 2 do SUP Wave masculino
14h54 – Luiz Diniz (BRA) Max Torres (PRI) e Tamil Martino (Per)
Surf Shortboard Feminino: Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.
Surf Shortboard Masculino: Krystian Kymerson e Marcos Correa.
Longboard Feminino: Chloe Calmon.
Longboard Masculino: Carlos Bahia.
Stand up paddle surfe Feminino: Aline Adisaka.
Stand up paddle surfe Masculino: Luiz Diniz.
Stand up paddle corrida Feminino: Lena Guimarães Ribeiro.
Stand up paddle corrida Masculino: David Leão.