
Estadual de Va’a do RJ tem recorde de inscritos na categoria Júnior
Com recorde de participantes na categoria Júnior, 2ª etapa do Estadual de Va'a do RJ acontece neste final ... leia mais
A equipe baiana CPP Extreme brilhou na primeira edição do The OC4 Surfing Challenge 2025, realizada entre os dias 21 e 28 de março, na Praia do Sul, em Ericeira, Portugal. O time brasileiro conquistou o vice-campeonato na competição, que reuniu dez equipes representando seis nações e marcou a estreia internacional do surfe em canoas havaianas.
O evento, que teve transmissão ao vivo, destacou-se pelo clima de confraternização e promoção da modalidade. Após dois dias de disputas intensas entre as ondas da Praia do Sul e Ribeira d’Ilhas, a vitória ficou com a equipe havaiana Allboogie Hawai’i, liderada por Ikaika Kalama, um dos grandes nomes da modalidade. O pódio foi completado pelos anfitriões do Laneez Ericeira (Portugal) e pelos franceses da Waina Outrigger Organisation (WOO), que dividiram a terceira colocação.
Além da excelente campanha da CPP Extreme, que teve Ranin Baptistotte como líder, o Brasil contou com mais uma equipe na disputa: os Tiki Riders, que terminaram na oitava colocação. O evento também contou com a participação da equipe Kahuna Va’a, um clube português liderado pelo brasileiro Max Interaminense, que finalizou na sétima posição.
O The OC4 Surfing Challenge 2025 pode ser considerado um marco histórico para a modalidade, que já conta com eventos tradicionais no Havaí, como o Buffalo Big Board Surfing Classic, realizado em Makaha desde os anos 1970. No entanto, esta foi a primeira competição internacional do gênero, reunindo atletas de diferentes partes do mundo para celebrar o surfe de canoa havaiana.
O desempenho do Brasil na competição mostra a força e o crescimento do surfe em canoas havaianas no país, fruto de iniciativas pioneiras de eventos como o Aloha Spirit Festival, Mana Fest e Spring OC4 Surf Festival, além da união entre os clubes nacionais de OC4, que realizam desde 2024 um circuito brasileiro que receberá a chancela da CBVA’A em 2025.
Com o sucesso da edição inaugural, a expectativa é que o The OC4 Surfing Challenge se consolide no cenário esportivo mundial e que as equipes brasileiras sigam marcando presença no pódio.