Gran Canaria define título mundial de SUP Wave a partir de domingo
Pela 3ª vez na história dos Mundiais de SUP Wave, o APP World Tour regressará às ondas de Las Palmas de ... leia mais
No último sábado, 06 de novembro, uma das mais tradicionais e importantes competições de SUP Race do mundo, a Carolina Cup, realizou sua 10ª edição nas águas de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte, coroando Danny Ching e April Zilg.
O evento, que teve início no dia 04, é um grande festival de esportes de remada, reunindo competições em diversas categorias e níveis, além de feiras e clínicas, sendo a prova de longa distância de 13 milhas (cerca de 20km), realizada no sábado, a “cereja do bolo”, atraindo grandes nomes do esporte.
A competição que é realizada em trechos de mar aberto e águas abrigadas, precisou ter seu trajeto alterado a pedido da Guarda Costeira devido aos fortes ventos de mais de 20 km/h, com rajadas que chegaram a ultrapassar os 40 km/h.
Contudo, mesmo com o trajeto alterado para garantir a segurança dos competidores, a prova foi bastante desafiadora, tanto por conta dos ventos, como pela famosa correnteza de Wrightsville Beach, conhecida por ser extremamente desgastante.
Após a largada, Titouan Puyo, da Nova Caledônia, liderou o pelotão masculino durante a maior parte da corrida, com o japonês Shuri Araki e os norte-americanos Danny Ching e Tamas Buday, logo atrás.
Nos últimos quilômetros, os três assumiram a ponta, liderados por Danny Ching e se mantiveram firmes até a linha de chegada.
“Busquei me poupar um pouco no início da, quando as condições eram de downwind, e acabei um pouco mais atrás do que esperava, mas conservei energia suficiente boa para brigar pela liderança da prova quando estávamos nos quilômetros finais e felizmente a minha estratégia deu certo“, disse o campeão, Danny Ching.
Entre as mulheres, April Zilg, que competiu em casa, adotou uma estratégia semelhante vencendo a prova para a alegria da torcida local, derrotando Kim Barnes dos EUA e Rika Okuaki do Japão, que acabaram ficando bem para trás na reta final, quando os fortes ventos sopravam de frente para os competidores.
April, que nunca havia vencido em casa, comemorou muito a vitória:
“Era meu sonho ganhar a Carolina Cup! Desde o primeiro dia em que comecei a praticar stand up paddle tinha esse objetivo, então é incrível conseguir isso”, revelou.
Neste domingo (07) serão realizadas as provas de Sprint Race e o encerramento do festival.