
32 km de ‘puro glide’ no encerramento da Molokabra 2020
No encerramento da Molokabra 2020, os competidores remaram ao longo de exatos 32 km, mais uma vez, em ... leia mais
Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o avanço do coronavírus (COVID-19) no mundo e também seguindo as orientações das autoridades sanitárias brasileiras, a Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, publicou a Circular 011/2020 (você pode acessar o link clicando aqui) a qual definiu a remarcação dos eventos previstos até o 30 de abril.
Em análise com o Comitê Brasileiro de Clubes e em face dos acontecimentos, bem como a impossibilidade de realizar o evento nas instalações da Universidade de São Paulo – USP, decidiu-se adiar o CBI – Copa Brasil de Canoagem Velocidade, campeonato que seria realizado entre os dias 18 e 19 de abril, a nova data ainda precisa ser discutida com o Comitê da modalidade que deverá se reunir nos próximos dias para planejar as alterações de calendário. Assim como o Aloha Spirit Festival, evento da Canoagem Oceânica que estava marcado para os dias 20 a 23 de março em Ilhabela/SP.
A CBCa também resolveu por adiar a Assembleia Ordinária, que estava previsto para acontecer no dia 29 de março, para o dia 25 de abril, de forma remota.
As medidas estão sendo comunicadas para os representantes de Federações, comissão de atletas e também para os supervisores das modalidades.
Neste mesmo sentido, a reunião do Conselho de Administração, agendada para o dia 28 de março será adiada para o dia 15 de abril.
A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa enviou uma consulta técnica para a COPAC – Confederação Pan-americana de Canoagem e também para a Federação Internacional de Canoagem – “ICF em inglês”, sobre a realização do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom previsto para o dia 03 a 05 de abril no Rio de Janeiro/RJ e também para o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade marcado entre os dias 07 a 10 de maio em Curitiba/PR.
A posição da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa segue as orientações das autoridades sanitárias brasileiras e internacionais que orienta o adiamento ou cancelamento dos eventos esportivos.
Mas como ambas as competições também serão seletivas continentais para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, é necessário um parecer técnico da COPAC e ICF sobre quais as orientações e desdobramentos das medidas, assim que sair uma normativa oficial dessas entidades será emitido uma nova nota oficial sobre as ações tomadas.
As ações têm como prioridade a preservação da saúde e da integridade física dos atletas nacionais e internacionais e de todos os demais envolvidos na organização dos eventos, além dos participantes de eventos esportivos, como treinadores, árbitros, imprensa, colaboradores e público em geral.
A medida entre em vigor hoje, segunda-feira, 16 de março e vale pelos próximos 15 dias podendo ser postergado o período de acordo as medidas futuras das autoridades sanitárias brasileiras.
Em virtude da orientação de diminuir a volume de pessoas em ambientes fechados, a Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa decidiu que algumas áreas técnicas e administrativas da entidade e seus profissionais deverão desempenhar os trabalhos em suas residências “home office”, a medida entra em vigor nesta terça-feira (16), e tem validade por 15 dias.
Desta forma, a decisão administrativa visa proteger a saúde de seus colaboradores e também de suas famílias, diminuindo a circulação dos mesmos e evitando o contato direto com outras pessoas.