Pan 2023 consagra Brasil como potência da va’a nas Américas; país recebe evento novamente em 2024
Brasil se consagra na Va’a das Américas com o encerramento do Pan-Americano 2023. País será sede do ... leia mais
Começou hoje (23), o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023. Durante cinco dias a cidade de Duisburg na Alemanha é palco de grandes competições e muitas emoções, também é um termômetro para revelar os grandes nomes que estarão nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Representando o Brasil, estão oito atletas pela Canoagem Velocidade e mais 17 pela Paracanoagem. E as primeiras provas já renderam bons tempos e boas conquistas.
Pela Paracanoagem, Fernando Rufino fez o terceiro melhor tempo da terceira bateria eliminatória, ele percorreu o percurso no KL2M200m em 41.931s, o Cowboy de Aço garantiu vaga para disputar a semifinal da categoria. Já na categoria VL2M200m, Igor Tofallini foi o mais rápido na primeira bateria com 51.727s e Rufino foi o mais rápido na segunda bateria com o tempo de 52.579s, os dois passaram direto para a final.
Rufino aproveitou e avaliou a pista e falou da prova. “A água está um pouco pesada, foi difícil para mim. A gente não pode errar, para mim foi a prova mais difícil. O nível dos atletas está muito alto, é espírito de Olimpíadas”.
Igor Tofallini também falou sobre a expectativa para final. “Espero fazer uma boa final, e levar uma dobradinha de novo para casa. Vai ser emocionante e conto com a torcida de todo o Brasil”.
Luís Carlos Cardoso era dúvida na água, ele passou mal nos últimos dias, mas conseguiu se recuperar e ainda foi muito bem no KL1M200m, sendo o mais rápido da segunda bateria, fazendo o tempo de 46.356s. Ele vai direto para a final.
“Quando entrei na água, foquei em dar o meu melhor. Quase desmaiei, mas no final deu tudo certo. Agora tenho um tempo para descansar e me recuperar para remar ainda melhor na final, e quem subir no pódio”.
O Jean Carlos Panucci estreou em edições mundiais, competindo o KL3M200m, ficou em segundo lugar na segunda bateria e seu tempo foi de 41.713s, agora irá disputar a semifinal da categoria.
“Eu queimei a primeira largada, infelizmente. Já na segunda eu fui mais concentrado e consegui fazer um bom tempo. Então o meu foco é melhorar a minha largada para conseguir um tempo melhor”.
No VL2W200m, Debora Benevides, fez o segundo melhor tempo, 01:01.099s, como os três primeiros garantiam final direta, ela não precisará disputar a semifinal. Já Uilian Ferreira Mendes chegou em quinto lugar na primeira bateria da eliminatória KL2M200m, seu tempo foi de 45.489s, ele garantiu vaga para disputar a semifinal.
Luciano Lima competiu na prova KL1M200m e chegou em 3º lugar na primeira bateria, ele fez o tempo de 49.135s e garantiu vaga direto para a final. Quem também garantiu vaga direto para a final foi a atleta, Mari Santilli, na eliminatória 02 do VL3W200m, chegou em segundo lugar, ela fez o tempo de 59.297s.
Giovane Vieira de Paula competiu na terceira eliminatória do KL3M200m, com o tempo de 42.079s ele chegou em segundo lugar e irá disputar a semifinal. E Erisangela Toniolo chegou em quinto lugar no VL3W200m, conquistando o tempo de 01:02:622s, na sua primeira participação em mundiais a canoísta conquistou a vaga para continuar na disputa e ir para a semifinal.
O treinador Akos Angyal falou sobre como é trabalhar com novos atletas na delegação. “É bom treinar os novatos porque a gente aprende hábitos diferentes, questões emocionais diferentes. Tenho muita experiência na bagagem, estou feliz de estar aqui trabalhando na Paracanoagem Brasileira. Espero que continue assim por mais alguns anos”.
Filipe Vieira Santana foi o mais rápido no C1M500m, ele fez o melhor tempo na terceira bateria, 01:48.919s. O atleta ficou muito contente com o resultado e ressaltou a diferença para o Mundial Sub 23.
“A prova foi muito boa, conseguimos avançar para a semifinal. Vamos com tudo para tentar garantir vaga na final e conquistar medalhas para o Brasil. No Sub 23 temos atletas muito bons, mas aqui é outro nível”.
Valdenice garantiu vaga na semifinal pelo C1W200m, ela fez o quarto melhor tempo na segunda eliminatória da categoria, seu tempo foi de 48.260s. A atleta mantém o foco no que foi planejado, mesmo com o bom resultado. “A expectativa é boa, mas agora é concentrar, manter o planejamento que foi feito e tentar chegar à final”.
O canoísta, Isaquias Queiroz está classificado para a semifinal do C1M1000m, ele fez o tempo de 04:07.828s e ficou em segundo lugar da bateria. Edinho Silva pelo K1M200m chegou na quarta colocação na sexta bateria da categoria, ele fez o tempo de 36.269s e também garantiu vaga para a semifinal. Já o Vagner Souta ficou em 6º lugar na eliminatória do K1M1000m. ele foi para a semifinal B, com esse resultado, o atleta não disputa a vaga olímpica nessa categoria.
Ana Paula Vergutz entrou na água pelo K1W500m, ela fez o tempo de 01.59.008s e ficou na sexta colocação, com esse resultado, ela disputará a semifinal B, que não vale pódio e também não disputa de vaga olímpica. Ela ainda compete pelo K1W1000m, categoria que não tem cotas olímpicas.
Já na disputa do C2W500m, o Brasil optou por retirar o barco da competição, a atleta convocada Andreia Santos de Oliveira que iria dividir o barco com Valdenice Conceição não compareceu nos treinamentos organizados pela equipe técnica e não apareceu na tenda da equipe até a hora limite da inscrição. Como poderia haver uma penalidade para Valdenice no mundial, vide que a atleta também disputa a canoa individual, a CBCa tomou a decisão para evitar prejudicar o Brasil e Valdenice. Sendo assim, Andréia será notificada oficialmente sobre as consequências de sua atitude.
O mundial conta com transmissão de todos os dias pelo recast.tv que é uma plataforma que detém os direitos para streaming pela Federação Internacional de Canoagem, neste caso para acessá-la é necessário fazer um cadastro e adquirir pontos para poder assistir as provas.
Canoagem Velocidade
Atletas: Filipe Vieira Santana, Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Vagner Souta, Valdenice Conceição e Andreia Santos de Oliveira.
Equipe Técnica: Álvaro Koslowski – Chefe de Equipe, Lauro de Souza Júnior – Treinador, Nivalter Santos de Jesus – Auxiliar Técnico, Rui Raggio – Fisioterapeuta e Ana Carolina Ramos e Corte – Médica.
Paracanoagem
Atletas: Debora Raiza Ribeiro Benevides, Mari Christina Santilli, Luis Carlos Cardoso da Silva, Fernando Rufino de Paulo, Jean Carlos Panucci Benites, Igor Alex Tofalini, Giovane Vieira de Paula, Adriana Gomes de Azevedo, Aline Furtado de Oliveira, Erisângela Toniolo, Uilian Ferreira Mendes, nino Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges, Andrea Pontes e Silva, Luciano Pereira Lima, Carlos Glenndel Moreira, Rafael Miranda Pereira e Frederico Holler.
Equipe Técnica: Chefe de Equipe – Maria de Fátima Fernandes Vara; Técnicos: Thiago Pupo, Akos Angyal, Cleverson Silva dos Santos,Maria Angélica de Jesus Rozalen, Paulo Ricardo Campos Cabral Salomão e Fernanda Rachid; Analista de Performance – Luis Gustavo Teixeira F dos Santos; Médica – Roberta Martins de Medeiros; Fisioterapeuta – Gabriel Prado; Massoterapeuta – Jorge Freitas de Souza e Psicólogo – Luis Eduardo D Almeida Manfrinati
Equipe CBCa
Rafael Girotto – Presidente
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
Clique AQUI para conferir os resultados online.
Fonte: CBCa