
Com transmissão ao vivo, Brasiliense de va’a rola neste final de semana
Neste final de semana Brasília será palco da Primeira Etapa do Circuito Brasiliense de Va’a 2025, ... leia mais
O quinto dia do Festival Pan-Americano de Surfe PASA Games Guatemala 2025 marcou a estreia das disputas do SUP Race Técnico, modalidade realizada nas águas calmas, mas desafiadoras, da laguna do canal de Chiquimulilla, cercada por uma densa vegetação e debaixo de um sol escaldante. A prova exigiu força, resistência e estratégia dos 19 homens e 15 mulheres que completaram duas voltas em um circuito de 1,5 km, que incluía a travessia de uma boia na entrada do canal para o mar, onde os competidores enfrentaram correnteza, ondas e espuma.
No feminino, a vitória da primeira das três provas que definirão os medalhistas ficou com Mariecarmen Rivera, que fechou o percurso em 18 minutos e 28 segundos — tempo que a colocou não apenas no topo entre as mulheres, mas também à frente de todos os competidores masculinos. A argentina Juliette Duhaime veio na sequência (19:14). A brasileira Jessika Moah garantiu o terceiro lugar com o tempo de 20:34, mantendo-se na briga por medalha, enquanto sua compatriota Roseli Novlosc terminou na quinta posição (22:31).
Entre os homens, o brasileiro David Leão fez uma grande prova e conquistou o segundo lugar, cruzando a linha de chegada em 18:53, apenas 18 segundos atrás do vencedor, o guatemalteco Ricardo Ávila (18:35). Logo na sequência, também representando o Brasil, Rudah Bosi garantiu o terceiro lugar com o tempo de 18:56, após uma emocionante chegada entre os dois brasileiros. O peruano Itzel Delgado (19:10) e o porto-riquenho Omelv García (19:24) completaram o Top 5 masculino, respectivamente.
Ao contrário de outras modalidades, o SUP Race Técnico do PASA Games 2025 terá seu campeão definido pela soma dos resultados de três provas. Ontem foi realizada a primeira etapa, nesta quarta-feira (9) acontece a segunda corrida, e na sexta-feira (11), após um dia de descanso, os atletas voltam para a prova final que decidirá os campeões pan-americanos da modalidade.
Com os bons resultados do primeiro dia, os brasileiros seguem fortes na disputa por medalhas, especialmente com os bons resultados alcançados por David Leão, Rudah Bosi, Jessika Moah e Roseli Novlosc. A consistência nas próximas baterias será essencial para que o Brasil, mesmo com uma equipe reduzida, mantenha suas chances de pódio na competição.
As provas do PASA Games Guatemala 2025 seguem com transmissão ao vivo pelo site pasasurf.org.