
Treinador de Penha (SC) comemora classificação de atleta Júnior para Mundial de SUP
Cley Anderson, idealizador do projeto “Projeto Virando FME Penha SC”, direcionado às categorias de base, ... leia mais

A Pacíficos Va’a é uma das 38 canoas inscritas e compete pela primeira vez na disputa de 75 km. Foto: Reprodução
A 16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana terá a participação de uma equipe vinda do Chile. A Pacíficos Va’a é uma das 38 canoas inscritas e compete pela primeira vez na disputa que terá 75 km ininterruptos, com largada e chegada em Santos, no sábado (30). Apesar de experiente, o grupo de Maitencilillo, no Oceano Pacífico, descarta favoritismo, por nunca ter competido numa distância tão longa e por todas as particularidades da travessia, com trechos de mar e de rio, exigindo muita estratégia de navegação e, claro, muito preparo físico e sinergia do time.
“Essa é a segunda vez que remamos no Brasil. Em novembro do ano passado tivemos a oportunidade de competir no Sul-Americano em Cabo Frio. Esperamos poder completar e ganhar experiência. É a primeira vez que competimos acima dos 24 km. É um desafio que queremos cumprir. Nossa meta é desfrutar a todo momento esta experiência e nos dedicaremos ao máximo a cada minuto que durar a prova”, afirma o capitão da equipe, Nicolás Diaz.

“É um desafio que queremos cumprir”, dizem os remadores do Chile sobre a VIISA. Foto. Reprodução
Para eles, as trocas com a canoa em movimento e, claro, a distância, serão as maiores dificuldades que encontrarão na disputa. “No Chile, treinamos temos um modelo taitiano, diferente das havaianas que serão usadas na prova. Será uma grande aventura. A distância é um desafio, porque será a primeira vez que competimos 75 km. O máximo foi 24 km nos Sul-Americanos”, conta o chileno.
“Sabemos muito sobre a disputa através das redes sociais e por amigos que temos no Brasil e que nos diziam que esta é uma das melhores provas e que devíamos ir. Estudamos o percurso e pedimos conselhos a alguns atletas que já fizeram a disputa”, complementa Nicolás, destacando que parte da equipe já rema junto desde que o va’a começou no Chile, há seis anos.
No ano passado, a vitória geral ficou com a equipe Samu Team Brazil, com novo recorde do percurso, com 5h41s12, tendo como vice-campeã, a Base Alpha, com 5h56min52s. A hexacampeã TriboQPira foi a terceira com 5h59min46s. Neste ano, as equipes estarão divididas nas categorias masculina, com maior participação, totalizando 15 canoas, feminina, mista, geral 40+ e geral 50+.
A expectativa é que cerca de 700 pessoas estejam envolvidas e participando diretamente, no mar, da competição, entre atletas, apoios e organização, bem como Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos. Só de competidores serão 342, sendo que cada equipe é composta por nove atletas, seis remando e três no revezamento. Todos os detalhes da prova, sobretudo a segurança de todos, serão esclarecidos no briefing oficial, na véspera do evento, na sexta-feira (29), no Sheraton Santos Hotel, no bairro da Aparecida.