CBVA’A confirma o cancelamento Circuito Brasileiro de Va’a 2020
Em nota oficial divulgada nesta sexta (04), a Confederação Brasileira de Va’a confirmou o cancelamento do ... leia mais
O Mundial de SUP e Paddleboard da ISA chegou ao fim neste domingo (06) com a realização das disputas por equipes e a equipe brasileira encerrou sua participação com a quinta colocação geral no ranking das nações, ou seja, a uma posição da medalha de cobre, conquistada pelo Japão durante a prova de hoje.
O Brasil segurou a quarta colocação no ranking geral até o último dia, quando foi realizada a disputa por equipes, terminando a prova na oitava colocação e para piorar, o Japão, que vinha uma posição atrás do ranking, conquistou a medalha de prata na prova de hoje.
A disputa por equipes contou com onze nações com um competidor de SUP e Paddleboard de cada gênero para formar equipes de quatro integrantes. Cada atleta completou uma volta do percurso antes de marcar seu próximo companheiro de equipe na corrida.
Apesar de bem preparada, a equipe brasileira precisou correr atrás do prejuízo por toda a disputa após Jader Andrade cair da prancha na largada do prone paddleboard masculino, e mesmo remando ficando nas últimas posições mesmo remando com muita garra. A partir de então, foi uma corrida contra o relógio, ao mesmo tempo em que os japoneses, nossos adversários diretos na disputa por medalha, faziam uma excelente prova.
Na primeira colocação, os franceses voaram baixo. A equipe de revezamento da França, composta por Julen Marticorena, Mélanie Lafenetre, Thais Delriux e Noïc Garioud, começou forte na corrida e ganhou uma grande vantagem durante a volta de Lafenetre em sua prancha de SUP, que teve a sorte de surfar uma onda de série que varreu a maioria das adversárias.
Com uma grande vantagem conquistada, a França precisou apenas segurar bem sua posição para assim garantir ouro na prova de revezamento que, de quebra, lhe garantiu o primeiro lugar no pódio das nações.
Espanha ficou com a medalha de bronze entre as equipes e a Itália garantiu o cobre concluindo a prova em quarto lugar após a desclassificação dos EUA.
Com o resultado de hoje, o pódio do ranking das nações do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA ficou assim:
1º – Ouro – França (14810)
2º – Prata – Espanha (13709)
3º – Bronze – EUA (13621)
4º – Cobre – Japão (11843)
*5º – Brasil (11753)
Mesmo não conquistando medalha entre as nações, este foi um dos melhores resultados Brasil em participação em mundiais da ISA, além disso o principal objetivo foi cumprido pela delegação, que era garantir as vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 (conquistadas por David Leão, Lena Ribeiro, Aline Adisaka e Luiz Diniz).
O foco agora é manter o treinamento visando um grande desempenho no Chile, em 2023. Até lá!