
BR4all já conta com mais de 250 inscrições
Primeira competição virtual do segmento 'paddle' do Brasil ultrapassa as 250 inscrições. Interessados em ... leia mais

No dia 15 de fevereiro de 2025, o Aloha Spirit lança o seu mais novo produto: o Aloha Spirit Alcatrazes. O evento será uma edição oceânica do consagrado festival de esportes aquáticos, que será realizada no arquipélago de Alcatrazes, localizado a 40 km da costa de São Sebastião (SP).
Considerado um santuário ambiental, o arquipélago, em 2023, ganhou o prêmio internacional Blue Park nível ouro pela “excepcional conservação da vida marinha” durante o 5º Congresso Internacional de Áreas Marinhas Protegidas. O conjunto é protegido, desde 1967, pela Estação Ecológica Tupinambás, uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, e, desde 2016, pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, que é atualmente a segunda maior unidade de conservação integral da Marinha do Brasil depois do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

A Ecooutdoor Sports Business, idealizadora e produtora do Aloha Spirit, campeonato com mais de 16 anos de vida e um dos principais eventos do segmento no mundo, realiza provas de maratona Aquática no Arquipélago de Alcatrazes há cinco anos consecutivos. Nos últimos anos, a agência estudava a melhor maneira de inserir outras modalidades aquáticas, como o stand up paddle e a va’a, ao desafio – e o momento finalmente chegou.
Vale destacar que inserção de novas modalidades foi um pedido do ICMBio, por entender a importância de se promover a reserva ambiental através do esporte e de uma maneira sustentável.

“Como tudo precisa amadurecer, levar estas provas demandava tempo e logística, afinal Alcatrazes fica distante da costa 40 Km aproximadamente e as condições não são de mar abrigado, mas sim se mar aberto e com condições oceânicas. Após muito estudo e cooperação da ICMBio, encontramos o formato ideal para incluir o stand up paddle a va’a”, revela João Castro, CEO da Ecooutdoor Sports Business.
Para esta primeira edição, serão realizadas disputas nas modalidades de Maratona Aquática, Stand Up Paddle, e Va’a (apenas para canoas OC6). Veja abaixo mais detalhes sobre as provas:
As provas de Maratona Aquática se mantêm com as distâncias de 7Km (a volta na ilha principal) e de 3.8Km, que é realizada na face protegida da ilha. Ambas com a chegada dentro do Saco do Funil, ponto mais abrigado e de uma beleza exuberante. O Stand Up Paddle reperirá o mesmo percurso e distâncias, mas a Va’a não, pois esta modalidade será realizada no formato de revezamento.
Para a modalidade Va’a, popularmente conhecida como “Canoa Havaiana”, o formato será em revezamento entre 9 ou 12 atletas (a confirmar). As equipes precisarão de barcos próprios de acompanhamento e em 2025 apenas 20 equipes serão permitidas na prova, isso para que neste primeiro ano a dinâmica fique melhor entendida e sempre segura. As informações para esta modalidade virão em breve.
No Stand Up Paddle os atletas, apenas 50, terão o translado ida e volta para o arquipélago, além do transporte de suas pranchas que será realizado em uma balsa da Porto Vale Transportes Marítimos, que é uma empresa brasileira, pioneira na realização de transportes marítimos e apoio logístico portuário, com experiência de mais de 30 anos e apoiadora do evento.
As inscrições para o stand up paddle já estão abertas e custam R$1.500,00 por pessoa, podendo ser pago em 5x no cartão de credito. Neste valor, além das entregas normais de um evento, como kit e operação, está incluída toda a logística de barcos de transporte de pessoas, de equipamentos, mais os barcos de segurança e apoio.

Os embaixadores do SUP que competirão na prova já estão confirmados, são eles a campeã brasileira e duas vezes vice-campeã mundial de SUP, Jessika Moah, e Américo Pinheiro, campeão mundial máster, preparador físico e diretor de SUP da confederação brasileira – CBSurf.
Para mais informações, visite o site oficial do evento: alohaspiritalcatrazes.com.br.
Nesta terça-feira, às 20h, no canal do YouTube Aloha Spirit Midia, será realizada uma live de lançamento do evento com João Castro, diretor técnico do Aloha Spirit Alcatrazes, apresentando detalhes sobre a competição e tirando dúvidas dos internautas através do chat aberto ao público durante a transmissão.