1ª etapa do Capixaba de SUP agita a Ilha das Caieiras
No último sábado, 26 de outubro, a nova orla de São Pedro, na Ilha das Caieiras (ES), foi palco do ... leia mais
Com o avanço da vacinação em todo Brasil, a Ecooutdoor Sports Business, agência de eventos esportivos responsável pela realização do Aloha Spirit Festival, divulgou essa semana que a super competição de esportes aquáticos estará de volta em 2022.
Por estar entre aqueles que são considerados grandes eventos esportivos, reunindo atletas e seus acompanhantes, vindos de diferentes regiões geográficas do país (em média, 20 estados brasileiros por etapa) e de outros países, a Ecooutdoor optou por não realizar o festival em 2021, mesmo adotando todos os protocolos de segurança.
Quando esta decisão foi tomada a agência iniciou um grande trabalho de reflexão sobre o que o evento representa e quais os seus objetivos, traçando novos caminhos ou reforçando posicionamentos conhecidos, para trazer uma aproximação ainda maior daquelas pessoas que tem como estilo de vida o mar, os esportes, a natureza e a alegria em viver.
“Durante este período de recesso o Aloha Spirit Festival passou, e ainda passa, por um processo de revisão dos seus reais objetivos que vão além das competições. Este evento tem um nome bastante significativo e influenciador, ele carrega consigo, há mais de uma década uma ‘tribo’ de pessoas que vivem o ‘Life Style’ mar, ou praia. A partir do próximo ano o evento vai se apresentar de forma bastante clara, vai demonstrar suas reais intenções e consequentemente vai apresentar uma experiência incrível a cada etapa”, revela João Castro, CEO da Ecootdoor e criador do Aloha Spirit.
João explica o conceito por trás do trabalho que vem sendo feito nesse período de recesso: “O Aloha Spirit passa por um processo que chamamos de ‘Rebranding’, apenas para estudar melhores formas de transmitir ao seu público o que o evento realmente pensa, sente e viabiliza. Um time de amigos, clientes e pessoas especiais anda se reunindo para discutir tudo isso e é certo que o evento vai retornar incrivelmente fortalecido em seus propósitos”, esclarece.
E seguindo a tradição ao longo de 13 anos de festival, a Ecooutdoor já divulgou as datas do Aloha Spirit Festival 2022, que podem ser conferidas em nosso Calendário de Eventos, respectivamente com as cidades que receberão o evento, sendo que apenas uma ainda será definida nos próximos dias.
O último Aloha Spirit que aconteceu foi em 2019 na cidade de Cabo Frio; em 2020, o evento estava há uma semana de sua etapa de abertura, com aproximadamente 1.600 inscritos, quando tudo parou por conta da pandemia.
A Ecooutdoor esclarece que os atletas que estavam inscritos seguem com as suas inscrições válidas e poderão usá-las na etapa de Ilhabela 2022.
Em 2022 o festival continuará com três etapas que pontuarão para o já conhecido campeonato onde alguns buscam o título. Já estão fechadas as cidades de Ilhabela (SP), como sempre, abrindo o ano, nos dias 11, 12 e 13 de março, onde o Aloha Spirit volta a ser muito bem recebido pelo prefeito Toninho Colucci, atual prefeito eleito e foi com ele em gestão anterior que o evento surgiu, em 2009.
“Trabalhar este retorno começando por Ilhabela vai ser muito bom, pois à frente da secretaria de esportes e lazer está um grande atleta da natação, pessoa que entende muito de esportes e daquilo que os eventos esportivos trazem de bom para o município, o senhor Harry Finger”, conta João Castro.
A segunda etapa acontecerá certamente nos dias 24, 25 e 26 de junho, mas em local ainda a ser anunciado. E, finalizando o circuito, a cidade de Niterói recebe o Aloha Spirit nos dias 21 ao 23 de outubro.
“Esperamos uma adesão histórica nesta terceira etapa, por se tratar de local onde a canoa polinésia se tornou muito popular. Niterói, hoje, pode ser considerada a capital do va’a no Brasil. Além disso, há uma quantidade enorme de adeptos da natação em águas abertas, e um número grande de praticantes de Stand Up Paddle que são a base do evento, mas as demais modalidades não ficam atrás”, revela João.
Além destas três etapas o Aloha Spirit apresentará a primeira edição desenhada totalmente para acontecer em ondas, o “Aloha Spirit Waves”, que já tem casa e será realizado no mês de agosto, nos dias 19, 20 e 21, no Maracanã do surf brasileiro: a cidade de Saquarema, local conhecido por sediar a etapa brasileira do circuito mundial de surf profissional da Word Surf League.
Nesta etapa, além das modalidades aplicadas de alguma forma ao surfe ou aproveitamento de ondas, a organização pode realizar provas em uma arena montada na lagoa de Saquarema para aqueles que não vão ousar nas ondas, mas que não querem ficar de fora do evento.
Uma equipe da Ecooutdoor Sports Business esteve por duas vezes na cidade para acertar os detalhes do evento e, segundo João Castro, todos estão muito animados.
“Fomos muito bem recebidos pela prefeita da cidade, Manoela Peres e pelo seu secretário municipal de esportes, turismo e lazer, o Senhor Rafael da Costa Castro. Todos estão bastante motivados e os trabalhos de construção já começaram. O Aloha Spirit Waves será um marco na longa história do evento”, avalia João Castro.
Ainda que o Aloha Spirit Waves esteja sendo desenhado, algumas modalidades já estão definidas. Haverá uma competição de Wa’a Surfe em canoas OC-4; disputas de SUP Wave e Race Técnico, inspirado no formato do extinto Battle Of The Paddle.
O surfski também fará parte do evento, sendo disputado no formato Lifesaving e o formato da prova de natação ainda está sendo desenvolvido, mas será uma prova desenhada para incluir o máximo possível de atletas. Todas as provas serão transmitidas ao vivo pela Aloha Spirit Tv
“Desta vez tudo leva a crer que 2022 os eventos voltarão, na verdade já estão aos poucos voltando. Levantamentos e o governo federal apontam para a vacinação de todos os brasileiros acima de 18 anos, com a primeira dose, até o fim de setembro, sendo que até março todos estarão imunizados com as duas doses. O mundo já começa a retomar a normalidade; nos Estados Unidos e países na Europa, usando como exemplos, já podemos acompanhar as pessoas sem uso de máscara obrigatória, arenas esportivas recebendo público, entre outras sinalizações de que as coisas estão normalizando, mas mesmo assim ainda não é hora de se descuidar aqui no Brasil. Usem máscara, respeitem as orientações de prevenção e vacinem-se tão logo tenham chance, o evento quer reencontrar todos com um apertado e saudoso abraço e um BIG ALOHA”, finaliza João Castro.
Para mais informações acesse: alohaspirit.com.br