Aloha Spirit Caraguatatuba celebra legado e valores dos esportes aquáticos

Compartilhe
Aloha Spirit Caraguatatuba
Equipe Aloha Spirit formada por pioneiros da va’a juntos ao taitiano Kevin CJ: mais que medalhas e resultados, são valores que determinam um verdadeiro legado. Foto: Sanderson Barbarini / Fotop

Mais uma grande celebração dos esportes aquáticos foi concluída neste domingo (17), com o encerramento da terceira etapa do circuito Aloha Spirit Festival, na praia da Cocanha, em Caraguatuba, litoral norte de São Paulo.

Ao longo do final de semana foram realizadas provas nas modalidades stand up paddle, paddleboard, canoa polinésia, natação em águas abertas, apneia e surfski, intercaladas com diversas atrações como feiras, oficinas culturais, ações ambientais, com a presença de atletas de todo Brasil, além de países como Argentina e Peru, sem deixar de mencionar a participação do taitiano Kevin CJ, o melhor remador do mundo da atualidade, que marcou presença no Aloha para ministrar clínicas e competir.

O festival teve sua abertura oficial na sexta-feira, 16, com a arena do Aloha Spirit Village abrindo suas portas para a entrega de kits e confraternização entre os competidores. Como sempre acontece, muita troca de informação e experiências entre praticantes de diversas modalidades aquáticas, marca registrada do evento. Também foram realizadas a disputa de natação noturna e a clínica de va’a com Kevin CJ.

Aloha Spirit Caraguatatuba
As provas de sábado foram “com emoção”. Foto: Neto Ilhabela / Fotop

No sábado (17) foi a vez das demais modalidades aquáticas entrarem em ação em uma verdadeira maratona de disputas, começando com as provas de OC6 Amador Máster 40 / Máster 50 / Máster 60, às 6h30.

O mar estava bastante desafiador por conta das tempestades oceânicas que têm movimentado o Atlântico Sul nas últimas semanas. Por conta disso, em comum acordo com as equipes e atletas, os percursos foram alterados visando a segurança de todos. Mesmo assim, não faltou emoção, com ondulações de tamanho considerável e ‘ulis’ de canoas durante as disputas, além de um “quebra coco” na chegada na praia que demandava atenção total do leme. Destaque para os clubes Va’a Ilha Grande, fazendo pódios em diversas categorias e para a equipe Dos Reis Va’a, fita azul na prova.

Na disputa de SUP Race Long Distance, modalidade que é um dos “carros-chefes” do evento, e que tradicionalmente conta sempre com a presença de nomes de destaque no cenário nacional e internacional do esporte. Desta vez não foi diferente, e Lena Guimarães Ribeiro, Luis Neves, Guilherme dos Reis, Jessika Moah, Juliette DuHaime, Paula Rodrigues, Aline Abad, Antonio Gonzaga, Américo Pinheiro, entre outras feras, dividiram a mesma raia com novas promessas da modalidade testando suas habilidades ao lado dos melhores. Ao final, Lena e Guilherme foram os grandes campeões.

Competindo e mandando um “shaka”. Esse é o ‘Aloha Spirit’. Foto: Neto Ilhabela / Fotop

A provas de V1, OC1, OC2 e Surfski Pró & Amador também atraiu grande atenção do público, principalmente por conta da estreia de Kevin CJ competindo em águas brasileiras pela primeira vez. E, como era de se esperar, o taitiano, a bordo de uma canoa OC1, deu show, sendo o campeão geral, entre todas as modalidades.

O sábado ainda foi marcado pelas disputas de SUP Júnior e Amador, Paddleboard Pró / PCD, OC6 Amador e Natação Short 800m encerrando o dia.

Melhor remador individual de va’a do mundo na atualidade, taitiano Kevin CJ fez sua estreia competindo em águas brasileiras durante o Aloha Spirit. Foto: Kevin CJ fez sua Foto: Bruno Da Matta / Fotop

A prova de OC6/ V6 Pro abriu o domingo de céu azul e mar mais calmo. Nessa disputa, uma canoa com um peso representativo enorme em relação à filosofia e história da va’a no Brasil. A equipe “Aloha Spirit” formada por pioneiros da modalidade era composta por Ron Zander Willians, Fabio Paiva, Celso Filetti, Marcelo Bosi e João Castro, tendo como convidado especial Kevin CJ. Se hoje a canoagem polinésia tem a força que tem, sem sombra de dúvida ela se deve aos personagens que remaram nessa equipe.

A primeira colocação da disputa, no entanto, ficou com a Ilha Grande Va’a, que deu show nessa edição do Aloha Spirit Caraguatatuba. Contudo, acima de qualquer resultado, o significado de ver uma canoa formada pelos “mestres da va’a brasileira” e um representante ilustre do berço mundial da canoagem polinésia, traz uma mensagem de respeito e união em um momento de crise ética da modalidade no Brasil, onde casos de desrespeito à canoa, egos inflados e inimizades desnecessárias ameaçam manchar um legado construído há 20 anos por esses bravos remadores. Felizmente, no que depender de eventos como o Aloha Spirit Festival, a cultura e o real valor da va’a serão preservados.

Aloha Spirit Caraguatatuba
Provas de SUP Race contaram com a presença de grandes nomes da modalidade. Foto: Neto Ilhabela / Fotop

Surfski Duplo Pró, Natação Long 4 Km e Cruise 2 Km e SUP Race Técnico, Amador e Profissional encerram a terceira edição do Aloha Spirit festival, com Lena Guimarães e Guilherme dos Reis conquistando mais um pódio.

A próxima etapa do Aloha Spirit Festival 2023 será realizada entre os dias 10 a 12 de novembro, em local a confirmar. Para mais informações e resultados acesse: alohaspirit.com.br.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe