
Quase 900 remadores participam da Tahoe Race (ex-Save Va’a)
Quase 900 remadores participaram da 2ª edição da Save Va’a, rebatizada para Taho'e Race, com a presença ... leia mais
O Abaís Surf Festival, válido como a 2ª etapa do circuito brasileiro de SUP Surf chancelado pela CBSurf abriu as disputas da modalidade na última terça-feira (8), definido os campeões das categorias Master e Júnior, além da aguardada estreia do SUP Surf Profissional.
Com uma premiação total de R$ 70 mil para a categoria Profissional, o Abaís Surf Festival é apresentado por Jisk e conta com o patrocínio da Prefeitura de Estância, liderada pelo prefeito André Graça, e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, comandada pela secretária Mariana Dantas.
Na categoria SUP Surf 40+, o título ficou com o catarinense Adriano Trinca Ferro, que venceu o campeão da primeira etapa, Michel Jonas, e agora leva a disputa do título brasileiro para Santa Catarina, onde será realizada a última etapa do circuito.
“Foram duas baterias seguidas, uma no profissional e outra no master. Estava bem cansado, a água aqui em Aracaju é muito quente, exige muito. Mas consegui encontrar as ondas certas e executar meu surf. Essa prancha de carbono, feita sob medida pra mim, está me acompanhando desde o início do ano e tem funcionado muito bem. Feliz demais com esse evento incrível aqui no Abaís.”
Resultados – Final SUP Surf 40+:
1º Adriano “Trinca” Ferro (SC) – 8.83
2º Michel Jonas (SP) – 11.86
3º Carlos Chalaça (PE) – 7.80
4º Leonardo (SP) – 7.64
Na categoria de base, sem adversários na água, o baiano Pedro Veiga entrou no mar por 10 minutos para marcar sua presença e garantir os pontos da categoria SUP Surf Sub-18. Em entrevista após a bateria, ele comentou que a ausência de oponentes o incentiva a buscar desafios maiores, como competir no profissional ainda jovem. Para ele, o momento foi visto como um bom treino e uma oportunidade de testar sua leitura de mar no litoral sergipano.
Resultado – Final SUP Surf Sub-18 Masculino:
1º Pedro Veiga (BA) – 4.50
Com 6 baterias disputadas (quatro da Fase 1 e duas da Fase 2), a estreia da categoria SUP Surf PRO Masculino foi de altíssimo nível. O tetracampeão mundial Luiz Diniz (SP) deu um verdadeiro show de surf e registrou o maior somatório de todas as categorias no dia: 14.33 pontos.
“Entrei focado em fazer minha apresentação sem pensar nos adversários. Na minha bateria anterior (Fase 1) fiz 7.80 e sabia que podia mais. Feliz por ter conseguido elevar o nível e manter a consistência. A ideia é seguir bateria por bateria, sempre evoluindo. O foco é na performance, o resultado é consequência.”
Na categoria SUP Surf PRO Feminino, foram realizadas 2 baterias da fase 1, com Kate Brandi (SP), campeã da 1ª etapa, dominando mais uma vez. Ela registrou o maior somatório da categoria e se credencia como forte candidata para quebrar a sequência de títulos das adversárias Aline Adisaka e Gabi Sztamfater.
“Tô muito feliz com o momento. A prancha chegou em cima da hora, por problemas com a companhia aérea, mas encaixou perfeitamente. Estou lidando com lesões e pegando leve, mas sigo confiante. Sei do meu potencial e quero mostrar isso bateria após bateria. Tô focada tanto no SUP quanto no Longboard, onde ainda vou disputar o ISA. Vamos com tudo!”.
Além das disputas de SUP Surf, foram realizadas aio longo do dia as finais do Longboard Master e Júnior 18, além das Fases 2 e 3 do Longboard PRO Masculino, com oito baterias disputadas.
As competições continuam nesta quarta-feira (9) com a realização de 14 baterias que vão coroar os campeões das categorias profissionais do Longboard e SUP Surf. A etapa está sendo transmitida ao vivo no YouTube pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf.