Solo Kayak to Hawaii: remador francês relata primeiras dificuldades em sua travessia

Compartilhe
Solo Kayak to Hawaii
Cyril Derreumaux partiu da Califórnia rumo ao Havaí na última segunda-feira. Foto: Tom Gomes

Teve início na última segunda-feira, 31 de maio, a expedição “Solo Kayak to Hawaii” protagonizada pelo francês Cyril Derreumaux, 44 anos.

Remando em um caiaque transoceânico, Derreumaux pretende percorrer as 2.100 milhas náuticas que separam São Francisco, na Califórnia (EUA), de onde partiu, rumo à Honolulu, na ilha de Oahu, Havaí, em aproximadamente 70 dias.

Contudo, o remador já enfrenta algumas dificuldades. No segundo dia de sua jornada, o mar, mais agitado do que o esperado, provocou um forte enjoo em Cyril, que foi obrigado a descansar antes do previsto, perdendo algumas horas do dia.

Saiba mais > Da Califórnia ao Havaí de caiaque: remador se prepara para o desafio

A partir do quarto dia de expedição, os swell ganhou potência e os ventos contrários tornaram-se tão fortes que o remador foi obrigado a baixar âncora e recolher-se dentro de sua cabine, pois não estava mais conseguindo avançar na direção correta.

Para piorar, o cabo de segurança de seu caiaque ficou preso ao leme, tornando impossível direcionar a embarcação em qualquer direção. O problema foi resolvido após horas de trabalho, mas os ventos mantêm Derreumaux ancorado e dentro da cabine.

Solo Kayak to Hawaii
No interior de sua minúscula cabine, remador envia notícias sobre sua situação na travessia. Foto: Arquivo pessoal

Na manhã desta sexta-feira, 04 de junho, Derreumaux postou em seu diário on-line:

Ainda ancorado. Valentine [nome dado a seu caiaque] é meu casulo e me sinto seguro mesmo com as ondas barulhentas batendo em mim. Eu me sinto descansado mesmo acordando a cada uma ou duas horas para verificar o plotter. Não tenho nenhum dos medos que pensei que teria nesta situação. Tão legal! Eu não estava com medo, mas o desconhecido (não experimentado) de dormir enquanto flutuo em ondas altas e ventos fortes não era um pensamento pacífico.

Todas essas opções foram imaginadas 100 vezes, então vê-las acontecer de verdade é legal.

Os ventiladores que adicionei nas aberturas funcionam perfeitamente! Estou assistindo Seinfeld, começando a temporada 3, mas tentando racioná-los, pois sei que tenho mais dias como este pela frente”, relata o remador em seu diário on-line.

Segundo o site francês Total SUP, mídia oficial da travessia, Cyril Derreumaux, que se encontra a cerca de 110 km da costa da Califórnia, poderá ficar nessa situação até a próxima terça-feira, quando então os ventos darão uma trégua.

A Solo Kayak to Hawaii pode ser acompanhada em tempo real através do site solokayaktohawaii.com, onde o remador está escrevendo um diário on-line de sua travessia e interagindo com internautas.

Solo Kayak to Hawaii
Ancorado, Cyril Derreumaux aguarda melhores condições climáticas a cerca de 110 km da costa. Foto: reprodução
Compartilhe