Colégio Naval realiza 1ª etapa do circuito angrense de canoagem oceânica
Tradicional prova de remada do Colégio Naval realizou sua primeira etapa de 2023 em Angra dos reis (RJ) ... leia mais
Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover o esporte e a sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, chegou em Florianópolis (SC) já fazendo sucesso. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da WestRock e apoio da Prefeitura da cidade, iniciou um novo núcleo na capital catarinense com duração de nove meses e já captou 62% do público-alvo, uma participação recorde no projeto.
Com objetivo inicial de receber aproximadamente 180 alunos (60 por trimestre), com idades entre 10 e 17 anos, de escolas da rede pública (municipais e estaduais), em apenas um mês, já foram atendidos 112. As aulas são realizadas às terças e quintas, na avenida das Rendeiras, 2016, às margens da Lagoa da Conceição. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas diretamente no núcleo, com a coordenação e professores durante as visitas nas escolas.
“O sucesso inicial de adeptos às vivências de canoagem se deve ao trabalho incansável de nossos professores e coordenador, além do patrocínio da WestRock e do apoio da Prefeitura de Florianópolis, tanto na divulgação quanto na captação e no transporte dos alunos”, comenta Hans Mallmann, gerente do projeto.
Além de aprenderem todos os fundamentos para a prática da canoagem, os jovens participam de outras atividades complementares como recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, produzam o próprio caiaque, com o qual poderão aprimorar as técnicas da canoagem. O projeto fornece uniforme, remo e colete para as atividades priorizando uma prática esportiva segura. O projeto finaliza suas atividades em agosto, com a realização de um festival na sede do Desvendar Canoagem Florianópolis. Todos os jovens participantes serão convidados e receberão uma medalha de sustentabilidade.
O projeto Desvendar Canoagem terá mais três núcleos em outras duas cidades. Em Guaíba (RS), a iniciativa está em sua segunda edição, atendendo 360 alunos, em dois núcleos, enquanto que em Pacajus (CE), há um núcleo de 180 alunos, também em sua segunda edição. No total, somando com Floripa, serão 720 alunos atendidos nos quatro núcleos, em nove meses.
A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.
Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. Por meio do esporte conheci pessoas, viajei o mundo e ganhei conhecimento, que posso transmitir aos alunos do Desvendar Canoagem para que eles possam desfrutar ao máximo dessa passagem pelo projeto e, quem sabe, virarem atletas”, afirma.
Já Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, salienta o poder transformador do esporte, meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. “As crianças conseguem receber e absorver informações com muito mais facilidade se divertindo e realizando atividades esportivas. Dessa forma, é o canal perfeito para compartilharmos nossas ideias de sustentabilidade e da importância da reciclagem para bem-estar da natureza”.
“A WestRock se orgulha em apoiar o projeto Desvendar Canoagem, uma iniciativa que vai além do esporte, promovendo a sustentabilidade e a inclusão. Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, inspirando ações positivas para um futuro melhor”, destaca Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da WestRock Brasil.