
Remada Rosa reúne remadoras nas águas da Amazônia
Realizado no domingo em Belém do Pará, Remada Rosa na Baía do Guajará reúne remadoras de diversas ... leia mais

Na última terça-feira (26), a cidade de Conde, na Bahia, celebrou sua conexão com o esporte e com o mar ao lançar o documentário “Conde na Rota do Canoísta Aventureiro”. A produção, dirigida por Cida Leverone e produzida por Ronaldo Guedes, destaca o potencial local para a canoagem e narra a passagem do canoísta Adelson Carneiro Rodrigues pelo município.
O lançamento, realizado na Câmara Municipal, reuniu autoridades, moradores e entusiastas, que puderam assistir ao documentário em primeira mão. Financiada por meio de edital municipal com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
O documentário retrata a passagem de Adelson por Conde, em novembro de 202, permanecendo na cidade por oito dias. Durante esse período, o canoísta compartilhou experiências com a comunidade, conheceu aspectos da cultura local e provou iguarias típicas da região. Esse contato direto inspirou moradores e atletas locais e ressaltou a importância do intercâmbio promovido pelo esporte de aventura.
A impressionante jornada de Adelson Carneiro, o primeiro brasileiro a remar de caiaque por toda a extensão do litoral nacional, partindo de Oiapoque (AP) e chegando ao Chuí (RS), foi iniciada em fevereiro de 2020 e concluída em março de 2023, a expedição exigiu coragem e determinação, especialmente por ter atravessado o período mais agudo da pandemia de COVID-19.
Realizado com direção de imagens da Sôla Vídeo Produtora, o documentário reforça o papel do esporte como vetor de integração social, valorização do território e fortalecimento de tradições.
Assista ao documentário completo: