Primeiros habitantes das Américas chegaram remando pelo Pacífico, aponta estudo
Nova descoberta arqueológica traz evidências de que os primeiros habitantes das Américas chegaram ao ... leia mais
A 14ª edição da prova Rubens Alves Seixinho, primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, ocorrerá neste fim de semana em Ilhabela (SP). Cerca de 100 atletas são esperados para competir em 11 categorias, em um percurso total de 18 km. A largada será na Praia Grande, localizada no sul da ilha. A competição contará com provas individuais e em duplas, incluindo disputas pela Paracanoagem. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria e sexo, além das equipes campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas, serão premiados.
A prova de Ilhabela recebe o nome em homenagem a Rubens Alves Seixinho, um pioneiro e campeão de canoagem nos anos 80, que deixou sua marca no mundo desse esporte. Seu nome continua vivo como uma fonte de inspiração para os competidores que participam da prova. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela/SP em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem.
A competição promete ser intensa, com a presença de renomados atletas que elevam o nível do esporte. Entre eles estão o campeão mundial de Paracanoagem Oceânica, Mario Queiroz, e a campeã mundial, Carmem Lúcia da Silva. Na categoria open, a disputa será acirrada, contando com a participação de nomes consagrados como Wagner Pecoraro, Marcos Mendes, Fredy Longhin, Ruda Bozi, Alexandre Ferreira e outros talentos de alto nível. A presença desses atletas de destaque promete proporcionar uma competição emocionante e cheia de adrenalina.
Em relação aos percursos, no plano A com vento de Sul, a largada será na Praia do Grande, contornando uma boia a cerca de 700 metros em frente à praia. A prova segue por aproximadamente 8 km em direção ao sul, contorna outra boia em frente à costeira do bairro Taubaté no sentido anti-horário e retorna sentido norte até a Praia Grande, chegando na areia em um local marcado por duas boias. O percurso totaliza 17 km.
No plano B, com vento Norte, a largada também será na Praia Grande, contornando uma boia localizada em frente à largada, seguindo no sentido horário por cerca de 7 km até pouco antes da travessia das balsas. Em seguida, a prova contorna a boia no sentido anti-horário, retornando para a Praia do Grande e chegando na areia em um local demarcado por duas boias. O percurso tem aproximadamente 13 km.
É importante ressaltar que o trajeto da prova poderá ser modificado de acordo com as condições climáticas no dia do evento, visando garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.
Largada Praia Grande
• 8:30 – Abertura – entrega de numerais na praia Grande
• 10:00 – Encerramento entrega de numerais
• 10h15 – Briefing
• 10h30– Largada Individual
• 13:00 – Premiação no Espaço Cultural, PG
Obs: A categoria Paracanoagem poderá ser subdividida de acordo com avaliação feita pela
Organização.
Largada na praia Grande
• 8h – Abertura entrega de numerais
• 9h – Encerramento entrega de numerais
• 9h15 – Briefing
• 9:30h – Largada Duplos 20km
• 11:00 Prova Kids e Iniciantes não confederados 3km
• 12h – Premiação e encerramento
Obs: O regulamento a ser adotado é o vigente para a Canoagem Oceânica disponível no site da
CBCa.
Fonte: CBCa