Campeonato feminino: Wahines mostram sua força nas águas de Santos
Mulheres 'invadem' o mar de Santos em prova de va’a, SUP e surfski. Campeonato Feminino de Canoa Havaiana ... leia mais
Uma história de coragem e solidariedade foi revelada pela reportagem da BBC News Brasil, revelando um feito extraordinário realizado por um gaúcho de 59 anos. Ivan Brizola, que mesmo sem saber nadar, utilizou um caiaque para regatar cerca de 300 pessoas durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul neste mês.
Segundo conta a reportagem assinada por Felipe Souza e Fernando Otto, em colaboração com Letícia Mori, Brizola, que é morador de Porto Alegre, disse que sentiu o chamado da responsabilidade quando os alertas sobre as enchentes começaram a soar. Mesmo sem experiência prévia com caiaque, ele decidiu agir. Em meio ao caos das águas avançando sobre os bairros, sua coragem o levou até Canoas, uma das cidades mais afetadas do estado.
À BBC News Brasil, Brizola descreve a profundidade da inundação, mencionando que a água atingiu níveis alarmantes de até dez metros de profundidade. Ele conta tudo foi tão intenso que “o tempo se perdeu na urgência do resgate”.
O gaúcho conta que resgatou pessoas e também animais. Brizola trabalha com treinamento de cachorros e sua experiência foi decisiva para o resgate de um cão agressivo preso em um prédio inundado.
Enquanto o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar novas chuvas e ventos, Brizola e outros voluntários, juntamente com as forças do Estado, permanecem firmes em sua missão. Seu apelo pela união nesse momento de crise é um lembrete poderoso do que juntos conseguiremos superar as adversidades mais severas.
Veja a reportagem completa em BBC News Brasil.