Va’a para deficientes visuais em Niterói (RJ)

Compartilhe

Oferecendo aulas gratuitas a deficientes visuais, projeto  é fruto de parceria entre instrutor e apoiado por órgãos da cidade

Deficientes visuais terão aulas gratuitas de canoa havaiana em Niterói, RJ. Foto: Miguel Folco / G1

Deficientes visuais de Niterói (RJ) poderão praticar va’a de maneira gratuita a partir do dia 17 de agosto.

A iniciativa partiu do empresário e instrutor Douglas Moura, que procurou os órgãos responsáveis para colocar em prática o projeto. A Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói e a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos abraçaram a ideia e já realizaram aulas experimentais.

“Essa ideia surgiu há muito tempo, quando eu comecei a remar. Eu tinha um professor que falava assim para mim: ‘remar é mais do que ver. É sentir a canoa.’ Ali, nasceu a minha ideia do projeto, que ficou guardado na gaveta até eu conhecer um aluno que trabalha na Secretaria de Acessibilidade de Niterói. Ele fez todo o ‘link’ entre nosso projeto e a prefeitura”, explicou o instrutor em entrevista concedida ao portal G1.

PRIMEIRA AULA

A primeira aula experimental do projeto, segundo o instrutor Douglas, foi realizada com o objetivo de fazer uma troca de sentidos e experiências. Alunos com a totalidade da visão tiveram a experiência de remar com os olhos vendados, com a narração dos deficientes visuais do que era sentido durante o trajeto.

“Nosso primeiro projeto foi uma troca de sentidos. Nós queríamos colocar nossos alunos misturados com os deficientes visuais. Quando começamos a remar, fomos narrando o que estávamos vendo para eles. E na volta, invertemos. Vendamos os alunos, e deficientes visuais foram contando o que estavam sentido”, explicou Douglas.

INSCRIÇÕES

De acordo com a Secretaria de Acessibilidade para a primeira fase do projeto foram disponibilizadas 15 vagas. As primeiras aulas oficiais começam dia 17 de agosto das 8h às 10h, na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. Nesse início do projeto, as aulas acontecerão quinzenalmente, até o projeto estar todo estruturado e ser inserido no Núcleo de Esporte Adaptado.

Segundo a coordenadora-geral da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói, após a estruturação total do projeto, outras novas vagas surgirão.

Para mais informações o telefone para contato é o (21) 2613-6610.

Fonte: G1

Compartilhe