
Sergipano de SUP Race realiza sua 2ª etapa neste final de semana
Regata Breno Mendonça, válida como 2ª etapa do Sergipano de SUP Race, contemplará também as categorias ... leia mais
Guilherme Borrajo: medalha de bronze para o Brasil. Foto: Reprodução.
Teve início nesta quinta-feira (19) a 18ª edição do Mundial de Va’a Sprint com a presença de 34 delegações e 2.071 remadores para disputas de velocidade nas águas da Polinésia Francesa.
O primeiro dia foi marcado por emoções intensas e a esperada rivalidade entre Taiti e Nova Zelândia, atualmente as maiores potências do va’a mundial se concretizou.
Mas os donos da casa terminaram a primeira rodada da competição com uma pequena vantagem sobre os neozelandeses no quadro geral de medalhas, especialmente no lado das mulheres.
Nova Zelândia e Taiti confirmaram o favoritismo e abocanharam boa parte das medalhas no primeiro dia de disputas. Foto: Reprodução / IVF.
No quadro geral de medalhas do primeiro dia o Taiti está em primeiro lugar com oito medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze. A seleção da Nova Zelândia segue de perto com sete de ouro, seis de prata e dois de bronze. E a Nova Caledônia fica em terceiro lugar com três medalhas de bronze.
BRASIL GARANTE MEDALHA DE BRONZE
Somente no primeiro dia, 33 baterias foram para a água envolvendo cerca de 500 atletas. Dentro desse universo, o Brasil conquistou seu espaço chegando às finais em duas categorias. Neste formato Sprint as equipes e os atletas disputam baterias de curta distância definidas por chaves que vão se afunilando até a grande final quanto então são disputadas as medalhas.
V6 do Brasil chegou à final da Elite e conquistou a expressiva quarta colocação entre as melhores equipes do mundo. Foto: Reprodução.
Nesta rodada, o paraatleta Guilherme Borrajo garantiu a primeira medalha para o Brasil ao terminar a prova de 500 m V1 para vaa na terceira colocação com o tempo de 2m28s53.
Outro resultado muito expressivo foi o da equipe masculina da Elite V6 formada por Cirano Ribeiro, Gabriel Monteiro de Oliveira, Hugo Araujo Santos Silva, Marcelo Bosi, Paulo dos Reis e Rafael Maia, que cruzou a linha de chegada na quarta colocação e por muito pouco não conquistou a medalha de bronze.
FINAL PARAVAA MASCULINO 500 m V1
FINAL ELITE MASCULINO V6
DISPUTAS RECOMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA
As disputas do Mundial de Sprint Va’a tem nova rodada nesta sexta-feira (20) a partir das 15h30 (Horário de Brasília) com transmissão ao vivo. Para conferir a transmissão clique AQUI.
Para conferir a programação do Mundial clique AQUI.
RESULTADOS OFICIAIS DO DIA 01 – AQUI
MATÉRIAS RELACIONADAS
Delegações festejam abertura do Mundial de Sprint Va’a