
A importância do “off season”
Uma pausa na competição constante e na pressão por desempenho também ajuda a diminuir o estresse e a ... leia mais

Oi, pessoal! Primeiramente, um feliz 2026! Que possamos juntos construir grandes resultados nessa temporada! Gostaria de aproveitar o começo do ano para falar sobre um assunto que muitas mulheres têm dúvida: o retorno à atividade física após a maternidade. Pra quem não sabe, também estou vivendo essa fase e sei o quanto a atividade física pode ser importante para o equilíbrio físico e mental.
A primeira coisa é: seja paciente e comece devagar – mesmo que você já esteja acostumada com a prática esportiva, lembre-se que o corpo passou por grandes mudanças e isso impacta diretamente no seu desempenho. Após a liberação médica, especialmente se tiver realizado cesariana, procure inicialmente realizar ao longo do dia exercícios simples de mobilidade e alongamento. Além de relaxar a musculatura, aliviando a tensão, você prepara o corpo para movimentos mais complexos.
Deitada olhando pra cima, dobre os joelhos e deixe a planta dos pés no chão. Eleve um os joelhos na direção do peito de forma alternada (primeiro o direito e depois o esquerdo). Pode fazer 10x cada perna. Depois abra os braços lateralmente, como se fosse o cristo redentor, deixe os joelhos caírem para um lado, retorne para o meio, e deixe os joelhos caírem novamente, mas para o outro lado. Pode repetir 5x para cada lado. Por fim, ainda deitada, abrace os joelhos e faça movimentos circulares, sentido horário e anti-horário, aliviando a lombar.
Outro exercício importante é a inclinação pélvica, fortalece o assoalho pélvico e o abdômen, além de aliviar a pressão na coluna. Suba e desça 10x. Se conseguir, faça também 5 minutos de respiração diafragmática para fortalecer o core e ainda recuperar o abdômen (especialmente a diástase – afastamento dos músculos, comum após a gravidez). Sentada, cruze as pernas, mantenha a postura ereta, inspire pelo nariz sentindo a barriga expandir e expire pela boca, levando o umbigo na direção da coluna, contraindo o abdômen e o períneo.
Com o bebê dormindo ou mesmo acordado, que tal realizar uma caminhada curta pela vizinhança empurrando o carrinho? Além de ser bom para o bem estar e a postura, aproveite para tomar sol, saindo em horários mais amenos (antes das 10h e após as 16h), ativando assim a vitamina D do organismo. Ela ajuda na imunidade e ainda estimula o bom humor.
Esses exercícios podem ser extremamente úteis nos primeiros 3 meses. Depois disso, também após a liberação médica, retome gradativamente os exercícios com intensidade moderada e fortalecimento muscular.
Por fim, hidrate-se e alimente-se bem, é essencial para ter mais energia e motivação. Caso sinta dor ou cansaço excessivo, pare imediatamente. Respeite o tempo de recuperação do corpo, evoluindo gradualmente.
Espero que essas dicas ajudem e motivem vocês. Abraços!