
O que você precisa saber para planejar sua prova-alvo de águas abertas
Hoje vamos falar sobre alguns pontos cruciais que você deve saber para planejar sua maratona aquática ... leia mais

Olá, amigos do Aloha Spirit Mídia! Feliz 2026! Que seja um ano de muitas alegrias e conquistas para todos. E vamos começar nossa coluna com uma das principais dúvidas que recebo dos atletas: quantas vezes por semana devo nadar para atingir meus objetivos?
Antes de tudo, é preciso saber qual é sua prova chave – ou provas principais que deseja focar -, a metragem, quantas semanas de periodização tem até lá e quanto tempo você tem disponível para treinos, conciliando sua vida pessoal e profissional, claro. Com essas respostas, o treinador monta um planejamento específico de acordo com suas metas e necessidades.
Aproveito essa oportunidade para destacar um processo muito importante da nossa modalidade e que por vezes é negligenciado por muitos nadadores: a adaptação ao meio líquido. Ela envolve não apenas a aquisição de habilidades básicas – flutuação, controle da respiração, equilíbrio e propulsão -, mas também o desenvolvimento da confiança do nadador durante a prática esportiva.
Aprender a respirar e a se deslocar, saber sustentar o corpo na superfície sem apoio (bordas ou chão) é apenas o começo para que o nadador consiga executar os movimentos dos quatro estilos. Mas, sentir-se confortável para afundar, submergir, dominar a respiração (lateral, frontal, bilateral), entender como gerar mais propulsão e mesmo eliminar a rigidez muscular provocada pelo medo é fundamental para que o nado seja eficiente e, antes de tudo, prazeroso.
A adaptação permite não só a sobrevivência, mas o crescimento do indivíduo. Ela ajuda a transformar as adversidades em oportunidades, reduzindo o sofrimento e fazendo com que a pessoa lide melhor com a pressão em situações de desconforto. A construção de conexões aumenta diretamente a criatividade e a eficácia para encontrar soluções, promovendo assim mais tranquilidade e bem estar no ambiente em que se está inserido.
Quanto mais as habilidades estiverem enraizadas e os movimentos saírem com naturalidade, mais seguro o indivíduo se sente na água, o que interfere diretamente no seu desempenho na natação. Por isso, a adaptação é um processo contínuo e vital, tanto para o aprendizado dos iniciantes, como para quem busca melhorar seus resultados. E isso requer tempo e paciência.
Assim, quando alguns atletas questionam se é melhor somente nadar 5x na semana ou nadar 3x intercalando com 2x de musculação, a resposta quase sempre é: Quanto mais contato com a água, melhor. Claro que existem uma série de variáveis a serem consideradas caso a caso e não quer dizer que o trabalho de condicionamento e preparação física é menos relevante. A questão é que quanto mais controle e conhecimento você tem sobre seu corpo em situações reais de prática, mais fácil será lidar com fatores externos e, consequentemente, aprimorar sua técnica.
Com a temporada começando, este também é o momento ideal para procurar um treinador/educador físico capacitado e assim verificar o volume adequado para as provas que deseja concluir, montagem do cronograma de treinos. Na Samir Barel Natação os trabalhos já estão à todo vapor.
Voltamos em breve! Abraço!