Mundial da ISA: Jader Andrade faz resultado histórico no Paddleboard

Compartilhe
Mundial da ISA
Jader Andrade andou junto cokm o pelotão de elite dop prone paddleboard ficando a apenas 34 segundos da medalha. Foto: Sean Evans / ISA

O quarto dia de competições do Mundial da ISA, realizado na sexta-feira (14), foi dedicado às duras provas de Longa Distância, que testaram os limites dos atletas no forte calor em El Salvador. Apesar de o Brasil não ter subido ao pódio, o dia foi marcado por um feito histórico: a quinta colocação de Jader Andrade no Prone Paddleboard masculino, o melhor resultado de um atleta do país na história da categoria em mundiais, superando sua própria marca alcançada em 2023 com a sexta colocação na França.

Veja também > Guilherme Reis conquista bronze e Brasil se destaca nas finais do Race Técnico

Em uma prova de 12 km sob o forte calor e com as ondulações de El Sunzal sendo um fator decisivo, Jader brigou intensamente no pelotão da frente. Em uma disputa acirrada até os metros finais, o brasileiro por pouco não conquistou a quarta posição, que ficou com o italiano Andrea Rossi por uma diferença de apenas 34 segundos. Jader completou o percurso em 01h10m57s, contra 01h10m23s de Rossi, selando um resultado memorável para o esporte no país.

Race Técnico Aloha Spirit Saquarema
Jader Andrade durante o Aloha Spirit Saquarema deste ano. Foto: Luciano Meneghello

Nas demais categorias, os brasileiros também demonstraram consistência e figuraram entre os dez melhores do mundo. No SUP Race masculino, Guilherme dos Reis ficou em 8º lugar (01:00:01) e Eri Tenório em 9º (01:01:00). No feminino, a disputa foi igualmente acirrada, com Jessica “Moah” Matos na 9ª posição (01:12:22) e Lena Ribeiro logo atrás, em 10º (01:12:35). Completando a participação do dia, Carla Mattos conquistou a 7ª colocação no Prone Paddleboard feminino, com o tempo de 01:35:30.

Domínio espanhol e recorde Japonês

Mundial da ISA Paddleboard
O japonês Shuri Araki fez história ao conquistar sua sexta medalha de ouro em mundiais da ISA. Foto: Pablo Franco / ISA

O dia foi marcado por performances dominantes de atletas internacionais. O japonês Shuri Araki fez história ao conquistar sua sexta medalha de ouro em mundiais da ISA, vencendo o SUP Race de Longa Distância e tornando-se o maior recordista da história do SUP Race no evento. No Prone Paddleboard masculino, a vitória ficou com o francês Mael Tissier.

No entanto, a grande força do dia foi a Espanha, que fez uma “varrida” nas categorias femininas. Duna Gordillo venceu o SUP Race de Longa Distância e Judit Vergés levou o ouro no Prone Paddleboard. Com a dobradinha, a Espanha assumiu a liderança na classificação geral por equipes. A França subiu para o segundo lugar, com Japão em terceiro e o Brasil se mantendo firme na quarta posição, ainda na briga pelo pódio geral.

As competições em El Salvador terminam neste sábado (15), com as disputas de Sprint Race e podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da ISA. O início da competição está previsto para às 17h30 do horário de Brasília.

Highlights do dia

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe