
Fim de semana tem Carolina Cup!
Neste final de semana Wrightsville Beach, na Carolina do Norte (EUA), será palco do “8th Annual ... leia mais

O quarto dia de competições do Mundial da ISA, realizado na sexta-feira (14), foi dedicado às duras provas de Longa Distância, que testaram os limites dos atletas no forte calor em El Salvador. Apesar de o Brasil não ter subido ao pódio, o dia foi marcado por um feito histórico: a quinta colocação de Jader Andrade no Prone Paddleboard masculino, o melhor resultado de um atleta do país na história da categoria em mundiais, superando sua própria marca alcançada em 2023 com a sexta colocação na França.
Em uma prova de 12 km sob o forte calor e com as ondulações de El Sunzal sendo um fator decisivo, Jader brigou intensamente no pelotão da frente. Em uma disputa acirrada até os metros finais, o brasileiro por pouco não conquistou a quarta posição, que ficou com o italiano Andrea Rossi por uma diferença de apenas 34 segundos. Jader completou o percurso em 01h10m57s, contra 01h10m23s de Rossi, selando um resultado memorável para o esporte no país.

Nas demais categorias, os brasileiros também demonstraram consistência e figuraram entre os dez melhores do mundo. No SUP Race masculino, Guilherme dos Reis ficou em 8º lugar (01:00:01) e Eri Tenório em 9º (01:01:00). No feminino, a disputa foi igualmente acirrada, com Jessica “Moah” Matos na 9ª posição (01:12:22) e Lena Ribeiro logo atrás, em 10º (01:12:35). Completando a participação do dia, Carla Mattos conquistou a 7ª colocação no Prone Paddleboard feminino, com o tempo de 01:35:30.

O dia foi marcado por performances dominantes de atletas internacionais. O japonês Shuri Araki fez história ao conquistar sua sexta medalha de ouro em mundiais da ISA, vencendo o SUP Race de Longa Distância e tornando-se o maior recordista da história do SUP Race no evento. No Prone Paddleboard masculino, a vitória ficou com o francês Mael Tissier.
No entanto, a grande força do dia foi a Espanha, que fez uma “varrida” nas categorias femininas. Duna Gordillo venceu o SUP Race de Longa Distância e Judit Vergés levou o ouro no Prone Paddleboard. Com a dobradinha, a Espanha assumiu a liderança na classificação geral por equipes. A França subiu para o segundo lugar, com Japão em terceiro e o Brasil se mantendo firme na quarta posição, ainda na briga pelo pódio geral.
As competições em El Salvador terminam neste sábado (15), com as disputas de Sprint Race e podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da ISA. O início da competição está previsto para às 17h30 do horário de Brasília.