
Após 91 dias de remada Cyril Derreumaux chega ao Havaí
Remador francês Cyril Derreumaux chegou ao Havaí na terça-feira, 91 dias e 9 horas depois de partir de ... leia mais
Na última terça-feira (26), a cidade de Conde, na Bahia, celebrou sua conexão com o esporte e com o mar ao lançar o documentário “Conde na Rota do Canoísta Aventureiro”. A produção, dirigida por Cida Leverone e produzida por Ronaldo Guedes, destaca o potencial local para a canoagem e narra a passagem do canoísta Adelson Carneiro Rodrigues pelo município.
O lançamento, realizado na Câmara Municipal, reuniu autoridades, moradores e entusiastas, que puderam assistir ao documentário em primeira mão. Financiada por meio de edital municipal com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
O documentário retrata a passagem de Adelson por Conde, em novembro de 202, permanecendo na cidade por oito dias. Durante esse período, o canoísta compartilhou experiências com a comunidade, conheceu aspectos da cultura local e provou iguarias típicas da região. Esse contato direto inspirou moradores e atletas locais e ressaltou a importância do intercâmbio promovido pelo esporte de aventura.
A impressionante jornada de Adelson Carneiro, o primeiro brasileiro a remar de caiaque por toda a extensão do litoral nacional, partindo de Oiapoque (AP) e chegando ao Chuí (RS), foi iniciada em fevereiro de 2020 e concluída em março de 2023, a expedição exigiu coragem e determinação, especialmente por ter atravessado o período mais agudo da pandemia de COVID-19.
Realizado com direção de imagens da Sôla Vídeo Produtora, o documentário reforça o papel do esporte como vetor de integração social, valorização do território e fortalecimento de tradições.
Assista ao documentário completo: