
Volta a Ilha de Santo Amaro será transmitida ao vivo
Organização da Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana confirma transmissão ao vivo da disputa; ... leia mais
O Brasil segue fazendo história no Campeonato Mundial de Va’a de longa distância na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ). Nesta segunda-feira, os remadores brasileiros conquistaram mais quatro medalhas, sendo duas de Ouro, uma de Prata e outra de Bronze, colocando o país com 12 medalhas na segunda posição geral, atrás apenas do tradicional Tahiti que tem o mesmo número de medalhas, mas somam sete de Ouro.
Na categoria Master 40 V1, Maíra Pita, que possui um projeto social Guanabara Va’a para alunos de comunidades carentes do Rio de Janeiro, conquistou a primeira medalha de Ouro do feminino no Brasil na história. Ela derrotou a alemã Laura Birse. A francesa Daphnee De Guembecher completou o pódio: “Fiz uma prova consciente, fiz uma regulagem diferente pois a canoa tem um peso diferente, lá fora estava excelente, muito gostoso, vim me divertindo. Na reta final foi dureza. A estratégia foi dar a vida do início ao fim”, destacou.
Na Junior 19 V1, Kaique Ramos, de Ubatuba (SP), fez a dobradinha conquistando o título do individual após o título no sábado da Junior 19 V6 por equipes: “Campeonato incrível, nível de Mundial mesmo . Lá fora estava um vento muito forte , mas mantive minha cabeça, mantive minha estratégia , fazer uma remada cadenciada , na volta na bóia ataquei minha posição para não ter complicações, fiz a boia sozinho, mantive a cabeça, usei o surfe, o conhecimento. Falei que precisava me divertir e fui embora”, vibrou.
Kaique completou a prova minutos após Paulo de Sousa, o Paulão, que foi medalha de Bronze na Master 40 V1. Esta é a segunda medalha em Mundiais para Paulão que foi Prata na última edição realizada em Samoa Americana.
“Prova bastante dura, vento lateral, viramos no Forte e estava bastante contra , estava brigando com eles, mas eles estavam andando bastante bem , tentei surfar ali, mas eles fizeram uma linha muito boa . Estou feliz com o terceiro lugar, não consegui manter o vice-campeonato de Samoa, mas estou no pódio”, celebrou Paulão que competirá na quarta-feira ao lado de Kaique na V6 Open, prova que promete fortes emoções com fortes times do Tahiti e da Nova Zelândia em ação.
No Junior 19 V6, nossas meninas também fizeram bonito conquistando a medalha de Prata passando o tradicional time do Tahiti nos dois quilômetros finais em barco com Ana Silveira, Mariana De Moura, Maria Gomes, Sophia Lima, Nina Romeiro e Livia Lucas. A Nova Zelândia ficou com a medalha de Ouro.
“Foi uma prova muito difícil, estamos muito emocionadas. Ficamos a prova toda em terceiro perto das tahitianas, estávamos treinando muito, acreditamos em todo momento até que na Praia do Morcego conseguimos ultrapassá-las e nos manter forte até o final”, disse Nina.
Lara Collins, presidente da IVF, a Federação Internacional de VA´A, exaltou a realização do Campeonato Mundial pela primeira vez fora do Pacífico e na cidade de Niterói: “Está um campeonato incrível , todo que converso estão energizados, o local, a vista é incrível. Estão muito boas as provas, condições diferentes, desafiadoras, mas empolgantes. Quero agradecer todos os voluntários e as pessoas que estão trabalhando no evento, estão sendo incríveis toda a semana”, disse Lara Collins, presidente da IVF, a Federação Internacional de Va’a.
A terça-feira, penúltimo dia de competições, terá mais onze provas com a disputa do Para VA´A categorias juvenis e Masters. Ao todo 26 nações estão representadas com mais de 800 atletas na disputa do Mundial.
19/08 – Terça
7h30 – J16 – Meninas – V1
7h35 – Para VA´A Homens VL2/VL3/VL4 – V1
7h40 – Master 75 Homens – V1
7h45 – Master 70 Mulheres – V1
10h30 – Open Feminino – V6
10h40 – Master 60 Homens – V1
13h30 – J16 Meninos – V1
13h35 – Master 70 Homens – V1
13h40 – Master 75 Homens – V1
13h45 – Master 80 Homens – V1
13h50 – Master 80 Mulheres – V1
20/08 – Quarta
7h30 – Master 40 Mulheres – V6
7h40 – Master 60 Mulheres – V6
10h30 – Master 50 Homens – V1
13h30 – Open Masculino – V6
O Campeonato Mundial de Va’a 2025 é uma realização da Federação Internacional de Va’a (IVF) e da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), com o patrocínio da Prefeitura de Niterói.