Treiamento mental: Plantando a semente da mente vitoriosa

Compartilhe
Treinamento mental
É importante treinar a mente como você treina o corpo: com estímulos, desafios, lógica, foco e intensidade. Foto: Geração de imagem com IA

Quando comecei a estudar o treinamento mental, algo dentro de mim — uma intuição, quase um sussurro — me dizia: “É por aqui”. Eu buscava respostas. Eu queria entender por que, mesmo com tanto esforço físico, às vezes a frustração ainda me visitava no pódio vazio. E foi aí que encontrei a chave: o entendimento sobre os hemisférios cerebrais e as ondas que comandam a nossa mente.

 Nosso cérebro é um universo dividido em dois grandes territórios:

  • O hemisfério direito: onde mora a intuição, a sensibilidade, a criatividade, a conexão com o invisível.
  • O hemisfério esquerdo: onde habitam a lógica, os cálculos, a tomada de decisões frias, a estratégia.

 E essas duas metades dançam conforme as ondas cerebrais:

Alfa, teta e delta nos colocam em estados profundos de relaxamento, meditação e visualização. Beta é a onda da atenção plena, da ação rápida, do raciocínio lógico — é o estado da performance.

Agora preste atenção nisso:

A respiração profunda é poderosa porque nos coloca no estado alfa — terreno fértil para plantar imagens mentais, limpar ruídos, acessar os dois hemisférios. Mas se você mergulha apenas em ondas lentas como teta e delta, você desenvolve o hemisfério direito e deixa o esquerdo adormecido. E com olhos abertos, você ativa as ondas beta. Você desperta o cérebro racional, o estratégico, o que decide.

 Sacada que muda tudo:

  • Você não compete meditando.
  • Você compete agindo.
  • Você compete decidindo.
  • Você compete sob pressão.

E é aí que entra o treinamento mental que poucos fazem.

Não é só respirar, visualizar e esperar que o universo resolva. É treinar a mente como você treina o corpo: com estímulos, desafios, lógica, foco e intensidade.

Atleta que só treina o corpo, uma hora quebra. Porque o corpo aguenta até onde a mente permite. E se a sua mente não está treinada para manter a calma sob pressão, fazer leitura estratégica, resolver em segundos, escolher com precisão… Você vai carregar o peso de um talento mal aproveitado.

Mas quando a mente está alinhada… As vitórias começam muito antes da largada.

Hoje, vou te propor algo diferente:

  • Um treino mental diferente do que você poderia esperar.
  • Com charadas, lógica, foco.
  • Com exercícios que ativam o cérebro, forjam o pensamento rápido, treinam o invisível.

Porque aqui, atleta não vem só para remar, correr ou respirar. Aqui, você aprende a pensar como um campeão. E quando você alcança isso, meu amigo, ninguém te tira e o sucesso é certo!

Exercícios para a mente

Exercícios como o da figura 1 (tartaruga) trabalham mais o hemisfério esquerdo pois exigem um raciocínio mais concreto, analítico.

Exercícios para a mente
Figura 1.

O exercício da figura 2 trabalha os dois hemisférios pois exige raciocínio lógico mas também atenção e concentração, pois tem umas pegadinhas, fazendo com que pessoas inteligentes, porém ansiosas , acabem errando a resposta. Então trabalham juntos: lógica, controle da ansiedade e controle da impulsividade.

Figura 2.

O exercício da figura 3 se chama teste de stroop. Consiste em ler inicialmente, em apenas 30 segundos, a cor do que está escrito e não a palavra. Ou seja, a primeira, ao invés de VERMELHO, lê-se AZUL e assim com todas as outras. Se conseguir ler certinho em 30 segundos, baixa pra 20. E depois pra 15. o teste de stroop trabalha atenção, memória e concentração.

Exercicios para a mente
Figura 3.

Para finalizar, entre no site: concentrationgrids.com/grids e faça o exercício tentando preencher a maior quantidade de números em 3 minutos. Quando chegar a 30, baixa para 2 minutos. Isso se o objetivo for controle da impulsividade e da ansiedade sob pressão. Se o objetivo for aumentar a concentração, marque em quanto tempo, você consegue marcar todos os números e tente ir reduzindo esse tempo.

Esses são só alguns exemplos de testes que vocês podem encontrar facilmente nas redes sociais para começarem a exercitar o cérebro. E são bem lúdicos também.

No meu método, utilizo ainda alguns exercícios perceptivos cognitivos que intensificam cada ponto trabalhado nesse post. Caso queira saber mais, entre em contato. Agora, não perca tempo! Comece, divirta-se e evolua!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe