Projeto via Lei Federal de incentivo ao Esporte promove aulas gratuitas de SUP em Mangaratiba

Compartilhe
Aulas stand up paddle SUP
As aulas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras na Praoa do Saco, em Mangaratiba (RJ). Foto: Divulgação/ Daniel Queiroz

A partir desta terça-feira (18), a Praia do Saco, localizada na cidade de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, receberá o Circuito Stand Up Paddle, projeto via Lei Federal de Incentivo ao Esporte que oferece aulas gratuitas da modalidade. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, a melhora na qualidade de vida e a inclusão social da região. 

As aulas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, de manhã e durante a tarde, em períodos diferentes, com equipamentos completos e instrutores habilitados para a atividade. A programação ainda contará com dois eventos, contendo oficinas, campeonatos locais, regionais e nacionais. 

“O projeto tem como propósito, por meio Stand Up Paddle, promover a inclusão social e o crescimento pessoal dos moradores de Mangaratiba. O esporte, como instrumento de transformação para a sociedade, é imprescindível no cotidiano de todos os brasileiros. Além do mais, o Circuito Stand Up Paddle contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de valores voltados para a melhora da saúde e o bem-estar”, destaca Rogério Romano, coordenador do projeto.

Essa é a segunda edição do projeto, que já contou com presenças de alunos que competiram em nível estadual. De acordo com Caio André Andrade, um desses participantes, o esporte transformou o modo como ele enxerga as adversidades:

“Com o Stand Up Paddle, aprendi a ter disciplina e persistência nos momentos de dificuldade e, hoje, enfrento os desafios com mais foco e confiança. Por meio do projeto, consegui disputar o Campeonato Estadual de Stand Up Paddle, um grande marco na minha vida”. Já para Erick Cleiton de Andrade, os benefícios físicos e mentais foram determinantes para que ele escolhesse a modalidade para competir: “Escolhi esse esporte para competir porque senti uma grande melhoria no meu equilíbrio e no meu condicionamento, além de ajudar a reduzir o estresse”.

A modalidade tem se popularizado nos últimos anos e é um dos esportes aquáticos que mais cresce no mundo. Conforme divulgado em primeira-mão, aqui, em Aloha Spirit Midia, dados publicados no Statista, nos Estados Unidos, revelaram que o esporte apresenta crescimento constante desde 2013 e, em 2023,  mais de 4 milhões de pessoas praticavam o Stand Up Paddle. 

Vale ressaltar que a modalidade vem sendo considerada para os Jogos Olímpicos de Verão de Brisbane 2032. A ISA (International Surfing Association), por sua vez, tem promovido a modalidade em eventos do Movimento Olímpico, como os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Centro-Americanos e os Jogos Bolivarianos. 

O Circuito Stand Up Paddle de Mangaratiba é elaborado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos – o EGP Brasil, apoiado pela Federação de Stand Up Paddle do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura de Mangaratiba. A iniciativa também conta com o patrocínio da Vale, que vem investindo no esporte da região e incentivando ações de cunho esportivo. As aulas serão abertas para maiores de 8 anos e os interessados deverão preencher um formulário de inscrição por meio do site da Sympla

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe