O real significado do Molokabra para o prone paddleboard
Mesmo não sendo a prova com o maior número de inscritos da história do prone paddleboard brasileiro, o ... leia mais
Para quem acompanha o prone paddleboard, é sabido que as principais categorias são a Stock, com pranchas de 12 pés, e a Unlimited, sem limite de tamanho. Além delas, há também a prancha de 10’6 – fundamental nas competições de salvamento aquático devido à sua agilidade. Mas e a categoria de 14 pés? Qual é sua relevância dentro da modalidade?
Primeiramente a categoria tem bastante penetração no mercado norte-americano. Atualmente algumas das melhores provas da Califórnia e Havaí no lado do Oceano Pacífico e nos estados da Carolina do Sul e Florida no lado do oceano Atlântico, tem se fortalecido. Alguns exemplos de grandes eventos com a categoria 14 pés: Carolina Cup, El Morro Classic e South Bay paddle.
Basicamente quem deseja remar em uma prancha deste tamanho, automaticamente está inserido na categoria unlimited. No ano de 2023, tive a oportunidade de remar com uma prancha Bark 14 pés na prova do 11 City Tour (220 km na Holanda) e a prova era na categoria sem limite de tamanho de prancha
Se já existem categorias consagradas, como a stock e a unlimited, por que a categoria 14 pés vem crescendo nos Estados Unidos?
Esta é a grande questão, pois a prancha 14 pés é mais forte e rende mais que a categoria stock ao mesmo tempo que não é um “trambolho” como é uma prancha unlimited, muitas vezes ultrapassando 18 pés.
A demanda crescente inicialmente atende atletas que não buscam necessariamente competições, mas sim uma prazerosa remada no downwind (ondas a favor do vento). Ao mesmo tempo, que este formato vem fazendo sucesso e os eventos vem inserindo a categoria.
As marcas norte americanas BARK, KING, VESL e HYPR sempre tiveram a versão 14 pés no catálogo, mas elas estão encarando de maneira diferente.
A BARK fez vários investimentos no projeto e inaugurou uma nova versão chamada Greyhound, para substituir o consagrado modelo Commander . A marca utilizou o “nariz” da prancha unlimited e a rabeta da prancha stock, inaugurando uma versão de muito sucesso.
Assim a prancha 14 pés passa a ter cada vez mais personalidade e não apenas uma versão de 12 pés “esticada”. Já a VESL, vem apresentando em seu catálogo para venda, opções de pranchas 14 pés na mesma quantidade que as pranchas stocks e com valores não muito diferentes.
Os dois maiores eventos do mundo da modalidade: Molokai to Oahu no Havai e Catalina Classic na California, continuam apenas com as duas versões: stock e unlimited. Mas em um fórum de rede social (facebook), em janeiro de 2025 foi colocado em discussão a inserção da categoria 14 pés no Catalina Classic e o debate foi longe. Cerca de 80% dos comentários eram a favor da inauguração da nova categoria, e alguns eram a favor de manter apenas as categorias clássicas. Ë importante dizer que alguns dos produtores do evento, estavam participando do fórum e analisando com atenção.
Em geral, a categoria stock tem muitos adeptos no masculino e no feminino, pelo fato da prancha ter apenas 12 pés, fácil de manejar e bem ágil. Mas no caso da prancha unlimited, é um sucesso apenas entre os homens. Isso acontece pelo fato de serem mais forte fisicamente que as mulheres e conseguirem aplicar velocidade muito superior do que a categoria stock. Colocando o Catalina Classic como referência máxima, existe a categoria stock no masculino e feminino e a categoria unlimited apenas no masculino
Acredita-se que a versão 14 pés, poderia fomentar ainda mais a categoria feminina no downwind.
Aqui existem shapers que produzem está versão, como o consagrado Maurício Abubakir, que já vendeu pranchas 14 pés e é a grande referência nacional. Mas lançar a categoria em competições aqui não seria benéfico.
O Molokabra, principal evento de downwind no país, já promove de maneira eficiente as duas versões do paddleboard. É possível que neste ano de 2025, a premiação em dinheiro seja igualmente dívida entre os primeiros colocados da versão stock e unlimited. Se porventura alguém desejar utilizar a versão 14 pés, automaticamente vai para a categoria unlimited. Já os eventos da CBSURF, que seguem o regulamento da ISA (International Surf Association), utilizam somente a versão stock.