Disputas acirradas marcam a estreia do Race Técnico no Mundial de SUP da ICF 2024

Compartilhe
Mundial de SUP da ICF 2024
Competindo na Open Masculino, Eri Tenório (à frente) foi um dos destaques do dia. Foto: Romain Bruneau / ICF

O Campeonato Mundial de SUP da ICF 2024 que está sendo realizado em Sarasota, na Flórida (EUA), viu na quinta-feira a estreia da categoria SUP Race Técnico. As disputas foram marcadas por nada menos que 90 baterias de provas de 1 km que, somadas aos ventos que sopraram fortes ao longo do dia, transformaram o Nathan Benderson Park em um palco de resistência e técnica.

Na categoria Open Masculino, Eri Tenório garantiu vaga nas quartas de final ao terminar em segundo lugar na terceira rodada. Antes disso, ele, Thiago Vieira, Gustavo Geremello e Matheus Vieira avançaram na fase inicial, com destaque para a persistência dos irmãos Vieira, que enfrentaram a repescagem e chegaram até a terceira rodada.

Veja também > Brasileiros se destacam na abertura do Mundial de SUP da ICF 2024

Entre os Masters, Thiago Giacomelli brilhou na Master 40+, vencendo sua bateria de estreia e avançando para as semifinais com um segundo lugar. Na Master 50+, Américo Pinheiro e Tiago Andrade mostraram grande desempenho, terminando consistentemente em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas fases iniciais e avançando com segurança.

Mundial de SUP da ICF
Tiago Andrade e Américo Pinheiro avançam na Master 50+. Foto: Arquivo pessoal

No entanto, o Brasil sofreu baixas no feminino. Lena Ribeiro e Scarlett Miranda foram eliminadas na primeira rodada da Open, e Rebeka Klotz, destaque na Júnior Feminino, chegou às quartas de final, mas não avançou, deixando o país sem representantes femininas nas finais do Race Técnico.

Domínio japonês e outros destaques internacionais

O japonês Shuri Araki foi o mais rápido do dia na Open Masculino, completando os 1 km em 4:09.19, superando o espanhol Manuel Hoyuela e outros grandes nomes como Ethan Bry (França) e Christian Andersen (Dinamarca). Outro japonês, Rai Taguchi, também avançou com um tempo impressionante, mostrando a força da delegação asiática.

Na categoria feminina, a americana Sey Chelle garantiu o melhor tempo da Open Feminino (4:53.38), superando a campeã mundial Esperanza Barreras, da Espanha. Atletas sul-americanas como Mariecarmen Rivera (Porto Rico) e Jenny Kalmbach (Costa Rica) também impressionaram, todas terminando abaixo dos cinco minutos.

No Júnior Masculino, o japonês Nariakira Shimazu despontou como favorito, com um desempenho 3.28 segundos à frente do romeno Matei Barbu. Já no Júnior Feminino, a italiana Cecilia Pampinella mostrou força com 5:13.11, mas terá que superar adversárias como Naja Pinteric (Eslovênia) e Soryn Preston (EUA).

Entre os Masters, nomes como Roberto Canedo (Espanha) e Ryohei Yoshida (Japão) brilharam na Master 40+, enquanto Penny Tsaoutou (Grécia) e Katerina Trdlova (Tchéquia) se destacaram na Master 50+ Feminino.

Finais do Sprint serão disputadas nessa sexta-feira (22)

O Mundial de SUP 2024 segue até o dia 24 de novembro. Nesta sexta-feira, 22, a disputa por medalhas ganha destaque, com as semifinais e finais do Sprint com oito brasileiros no páreo: Lena Ribeiro, Scarlett Miranda, Jessika Moah, David Leão e Arthur Santacreu na Open, Thiago Giacomelli na Master 40+, Américo Pinheiro e Tiago Andrade na Master 50+.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe