Mundial de SUP da Hungria: ICF divulga cronograma
ICF divulga cronograma oficial do campeonato mundial de SUP que acontecerá em setembro, no Lago Balaton, ... leia mais
Após um início promissor no sábado, que rendeu três medalhas ao Brasil, a equipe brasileira voltou a se destacar no Pan-Americano de Surf, PASA Games 2024, durante o segundo dia de competições em Lima, Peru. As provas de SUP Surf, nas categorias masculina e feminina, e bodyboard feminino marcaram o domingo de disputas, com boas condições de ondas em Punta Rocas, palco do evento.
O SUP brasileiro começou forte a competição. Wellington Reis, Luiz Diniz, Aline Adisaka e Gabi Sztamfater venceram suas baterias, garantindo as primeiras colocações.
No SUP Surf feminino, Aline Adisaka somou 10 pontos, enquanto Gabi Sztamfater alcançou 9,66 pontos. Outros destaque foram a argentina Lucía Cosoleto, duas vezes campeã mundial, somando 11,33 pontos, e a peruana Vanía Torres, que obteve o maior pontuação da rodada: 15,34 pontos.
Na categoria masculina de SUP Surf, o nível técnico foi elevado, com atletas demonstrando fluidez, força e grande habilidade nas manobras. Luiz Diniz foi o grande destaque, alcançando o maior score combinado do torneio até agora, com 18,13 pontos. Wellington Reis também se saiu bem, somando 14,24 pontos, seguido pelo peruano Tamil Martino (14,77 pontos) e o chileno Gabriel Salazar (12,17 pontos).
No bodyboard feminino, Maira Viana, atual campeã mundial da IBC, liderou seu heat com 12,33 pontos, enquanto a chilena Paloma Freyggang, campeã pan-americana, alcançou 10,60 pontos. Luz Marie Grande, de Porto Rico, também se destacou, com um score combinado de 9,44 pontos.
Na terceira rodada da categoria masculina, os atletas enfrentaram ondas maiores e mais desafiadoras, o que proporcionou manobras de maior complexidade. Entre os melhores da rodada estiveram Alonso Aguilar, do México, com 13,40 pontos, Kevin Torres, do Chile, com 13,05 pontos, e o panamenho Edwin Nuñez, que virou seu heat com uma nota de 9 pontos, somando 15,83 no total, à frente do chileno Moises Silva, que terminou com 15,53 pontos. Ambos avançaram com os melhores scores da categoria.
As competições continuam nesta segunda-feira (7), com mais disputas de SUP Surf e Bodyboard, a partir das 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da PASA.