Catalina Classic 2024 tem a edição mais veloz da história

Compartilhe
Catalina Classic
Campeão da Unlimited, Jack Bark fez uma das melhores apresentações de toda sua carreira. Foto: Reprodução

Uma das campanhas de divulgação do Catalina Classic 2024 apelidava o evento pelo nome de “Vovô” das competições de remada. Também não é para menos, visto que sua primeira edição aconteceu no longínquo ano de 1955.

A edição de 2024 já vinha sendo marcada pela entrada de fortes novos patrocinadores, como a marca esportiva Florance Marine, o banco J.P Morgan e a montadora Subaru. Tudo isso aconteceu devido ao novo crescimento que o paddleboard vem apresentando na Califórnia, com o surgimento de novos eventos, e a concretização dos eventos tradicionais.

Já na parte dentro d’água, foram estabelecidos recordes, tanto na versão stock quanto na verão unlimited, na clássica distância de 32 milhas.

Paddleboard Unlimited

Jack Bark fez uma das melhores apresentações de toda sua carreira, conseguindo dedicação à modalidade, após o término da faculdade e outros compromissos. Seu tempo de 4horas 54 minutos e 45 segundos é o novo recorde do Catalina Classic. Em segundo, veio o tricampeão do evento, o veterano Max First com 5h06m40 segundos e em terceiro Tristan Sullaway com 5h11m47 segundos.

Interessante que no começo da carreira, Jack utilizava mais a prancha stock, mas, ao que parece, está animado com a prancha unlimited no momento

Paddleboar Stock

O consagrado australiano Lachie Lansdown, venceu e estabeleceu novo recorde da categoria com prancha de tamanho até 12 pés, com o tempo de 5horas 35 minutos cravados. Lansdown havia sido campeão da mesma categoria na tradicional prova de Molokai to Oahu no mês passado e agora unifica os dois principais títulos de downwind do mundo. Na sequência veio Toa Pere e David Thomas com chegada de menos de um minuto de diferença entre eles.

Paddleboard Feminino

Catalina Classic
Emily Bark venceu a disputa feminina por apenas três segundos. Foto: Arquivo pessoal

Uma disputa de tirar o folego entre a multicampeã da prova, Liz Hunter contra filha do renomado Joe Bark, Emily Bark, sendo disputado até os metros finais. O tempo final teve a diferença de míseros 3 segundos, com vantagem para Emily Bark: 6 horas 12 minutos e 13 segundos contra 6horas 12 minutos e 15 segundos.  Apenas 2 minutos mais tarde, chegou a terceira colocada, Finley Murphy

Todos as três mulheres citadas remaram na categoria stock. Não há dúvida que a preferência feminina é para as pranchas stock e não unlimited. Mesmo assim, depois de muitos anos, o Catalina Classic volta a inserir a categoria feminina unlimited e contou com a participação de duas atletas. Ainda não se sabe se haverá esta categoria para o ano de 2025.

Tradicionalmente realizado no último domingo do mês de agosto, o Catalina Classic 2024, em sinergia com mais quatro grandes eventos dos estado da Califórnia, reativa com louvor o crescimento da modalidade paddleboard .  Os resultados completos podem ser conferidos no website oficial do evento: catalinaclassicpaddleboardrace.com.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu Whatsapp

Compartilhe