Thaís Sant’Ana conclui a travessia do Canal da mancha
No último domingo (11) Thaís Sant'Ana se tornou oficialmente a décima mulher brasileira a atravessar ... leia mais
Fala moçada! Neste artigo quero falar sobre um período muito importante do treinamento: o polimento. Faltam poucos dias para você nadar sua prova e alguns atletas ainda têm dúvida se é melhor aumentar o volume ou pegar mais leve? Trago aqui um pouco da minha experiência e espero que ela ajude vocês a alcançarem o resultado desejado.
O primeiro mito que devemos quebrar é: quanto mais eu treinar, melhor vou chegar para o dia da prova. Aumentar o volume e a intensidade, não é vantajoso. Toda competição exige bastante do condicionamento físico e da resistência física e mental do atleta. Portanto, estrategicamente falando, treinar mais é um desgaste desnecessário para o corpo. Ao reduzir os treinos e a carga, a musculatura terá mais tempo para se recuperar e, consequentemente, irá acumular mais energia, deixando o atleta mais disposto e preparado para o desafio que terá pela frente.
Como treinador, gosto de trabalhar com uma redução de 10% por dia no volume de treinos. Por exemplo: o atleta irá nadar 5.000 metros num sábado. Faltando uma semana para a prova, ou seja, no sábado anterior, ele nada 4.500m, na segunda-feira 4.000m, na quarta-feira 3.500m, e assim sucessivamente até o dia da prova.
Uma dica importante: reduza o volume, mas mantenha a intensidade! O descanso é necessário, mas se você não treinar adequadamente, perderá condicionamento. Os treinos mais puxados, de A3 e Anaeróbio, devem ser feitos até no máximo até 5 dias antes. Depois disso, mantenha a base entre A1 e A2. Além disso, procure manter também a porcentagem de 10% do volume total na intensidade. Por exemplo: Se você nadar 4.000 m, faça no máximo 400m em A3. O ideal é que o corpo descanse pelo menos 96 horas antes da prova.
Nesse período pré-prova, sugiro que o atleta não se preocupe tanto com a média nos treinos. É normal que elas subam e isso já está previsto no planejamento. O que deveria ser feito, já foi, não será um ou dois dias antes que você vai “recuperar o tempo perdido”. O foco é se concentrar para colocar em prática tudo aquilo que foi trabalhado. A redução tem como principal objetivo reduzir o estresse fisiológico e psicológico de forma controlada, para que o atleta alcance o ápice do seu desempenho no momento correto.
Espero que esse conteúdo tenha sido relevante e desejo a todos uma boas provas e um ótimo segundo semestre!