Prata no Pan de Lima, Tamil Martino é preso por surfar no Peru
Tamil Martino, vencedor de uma prata no SUP Wave em Lima 2019, foi preso por não respeitar o Estado de ... leia mais
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) realiza uma iniciativa pioneira na área acadêmica. O período de inscrições acontece até o próximo dia 29 de fevereiro. Está aberto um edital com 66 vagas distribuídas em 48 cursos para graduação todas voltadas para o alto rendimento esportivo. Para se inscrever, basta ser ex-atleta de canoagem e ter representado o Brasil em competições internacionais. É a primeira vez que uma Universidade Federal realiza um edital específico para ex-atletas.
O idealizador da ação é o ex-atleta da canoagem, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, professor da Universidade e que busca oferecer aos atletas e ex-atletas de alto rendimento uma oportunidade na área acadêmica. Desde 2020, Luiz buscou implementar o edital e quatro anos depois, a iniciativa saiu do papel e promete mudar a vida de muitos esportistas.
“Esta ação é uma política pública inovadora que vai mudar o esporte através da educação. E estou feliz da Universidade Federal de Santa Maria ser pioneira e acreditar no potencial desse processo. Em poucos anos, nós veremos uma grande evolução do Esporte e muitos atletas em transição de carreira vão trazer seu conhecimento de vida esportiva para dentro das instituições. Mais de 10 Universidade públicas já entraram em contato querendo replicar esta iniciativa. O próximo passo é contar com recursos do Ministério do Esporte para auxiliar na permanência e transformação dos espaços. Acredito que cada Universidade vai ter seu Know How esportivo e com isso vamos virar centros de excelência em vários locais do país”, afirmou Luiz.
O edital da universidade abrange ex-atletas de modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico, com participação internacional, incluindo a canoagem. Ou seja, pessoas em transição de carreira após os 23 anos, que tenham tido participação internacional em qualquer modalidade, podem concorrer. Lemos explica que a iniciativa surgiu da necessidade de criar um modelo semelhante ao norte-americano, visto que parou de remar para dedicar-se aos estudos.
A iniciativa já desperta interesse de outras Instituições pelo país mostrando o impacto positivo que pode ter no cenário esportivo. “Na minha perspectiva, esse modelo é mais vantajoso, especialmente considerando que se trata de instituições públicas no Brasil. A UFSM-RS é a primeira a adotar essa iniciativa, mas cerca de 10 outras universidades públicas, tanto federais quanto estaduais, já entraram em contato e estão desenvolvendo editais, algumas delas inclusive já começaram a lançar” disse Lemos.
INSCRIÇÕES: + Clique aqui para se inscrever
Para mais informações, entre em contato via e-mail: falecom@nisa.ufsm.br.
Fonte: Canoagem Brasileira