Pan-Americano de Va’a 2023 inicia em Vitória (ES) com celebração entre culturas e ancestralidade

Compartilhe
Pan-americano de Vaa Vitoria
Representantes das delegações realizam ato simbólico de união entre as nações durante cerimônia de abertura. Foto: @barefoot_photo

Nesta terça-feira, 21, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, se tornou palco de uma grande festa esportiva e cultural. Com a presença de sete nações, o Pan-Americano de Va’a 2023 começou oficialmente na capital capixaba. 

O primeiro dia de evento foi marcado pela entrega de kits aos atletas, sorteio e teste das canoas, congresso técnico e, principalmente, pela bela festa de abertura.

A cerimônia iniciou com discursos de autoridades políticas, náuticas e representantes do Va’a. Lorenzo Pazolini, prefeito da cidade de Vitória, e Daniel Camargo, presidente da CBVAA, foram alguns dos presentes. 

Os momentos mais marcantes vieram com a entrada das delegações que irão disputar o Pan-Americano. Argentina, Guiana Francesa, Panamá, Peru, Rapa Nui, Chile e Brasil, levaram para a Curva da Jurema, um pouco de suas culturas. 

Delegação brasileira. Foto: Marçal Nunes

Vale destacar o grupo de atletas de Rapa Nui, que trouxe para a cerimônia, uma potente apresentação de dança e cantos tradicionais da ilha. 

Os donos da casa, os brasileiros, também fizeram bonito na abertura, mostrando aos seus convidados, apresentações de dança polinésia, com remadoras de Va’a, capoeira, com a Associação de Capoeira Força Negra, e Congo, com a banda Amores da Lua.

Ao final das celebrações entre as nações, os delegados de cada uma delas, juntaram, simbolicamente, a areia de suas localidades, em um único pote, representando a união e o respeito do Va’a. As provas do Pan-Americano 2023 começam nesta quarta-feira, 22, a partir das 7h30. Confira a programação completa aqui.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe