Equipes “caseiras” engrandecem a festa na abertura do Aloha Spirit em Ilhabela
Remadores dos clubes de va’a Base Alpha e Paddle Clube, clubes locais de Ilhabela, preparam várias ... leia mais
Após as etapas Ilhabela, Saquarema e Caraguatatuba, o festival será novamente recebido pelo local onde anualmente a temporada é aberta, ou cidade onde tudo começou em 2009: de 17 a 19 de novembro a praia do Perequê, em Ilhabela, um local que além de belo, é mágico e sempre atrai bom número de atletas.
Esta etapa não estava prevista para o litoral norte de São Paulo, mas só está acontecendo por conta do declínio do município que receberia a quarta e última etapa do ano. Para que Ilhabela pudesse receber este evento que não estava planejado no calendário da cidade, a única data possivel seria dentro do feriado, mesmo não sendo o ideal para o Aloha, para os seus compradores e para a cidade que já recebe em datas assim um grande fluxo turístico. Mesmo sendo realizado em meio a um grande feriado, o festival será um sucesso, mas com algumas diferenças ou ajustes.
Estruturalmente o Aloha Spirit será menor do que o habitual, mas charmoso. Ocupar larga faixa de areia no feriado não seria algo justificável. Outro ponto que preocupava muito era a adesão dos atletas. Em um feriado tudo fica mais caro, pousadas vendem pacotes e não diárias, companhias aéreas estão com o ticket bem alto, estradas ficam lotadas, entre outros pontos críticos. Mas, embora a previsão de receber atletas fosse baixa por conta de todo este contexto, esta última etapa receberá atletas de 14 estados – e segue aqui o nosso salve para os atletas do Pará e um de Fernando de Noronha! Ilhabela contará com aproximadamente 900 competidores, algo que, se levarmos tudo em consideração, é um ótimo número.
ATRAÇÕES – Na sexta feira o evento oferecerá uma clínica de dança Polinésia com a professora Georgia Michelucci, que mais tarde se apresentará com seu grupo fazendo a abertura da etapa.
Provas de Canoa Polinésia classe individual terão uma largada com 191 atletas, o Stand Up Paddle Amador contará pontos para o Brasileiro da CBsurf, a maratona aquática com provas de 800 metros, 2 Km e 4 Km, receberá um bom número de atletas do Rio de Janeiro, e este é o nosso festival.
Nesta etapa, o desafio G-Shock, marca apoiadora do festival em 2023, será mais uma vez na piscina da Apneia, mas em um formato diferente. Qualquer pessoa pode tentar ganhar um incrível relógio da marca, desde que seja ela a detentora do melhor tempo em apneia, ou seja, quem prender a respiração por mais tempo leva o relógio. Este desafio estará disponível de sábado até domingo quando o evento termina. O desafio será conduzido por profissionais capacitados que antes farão um treino com cada um dos desafiantes. A entrega deste prêmio será na Festa Aloha Spirit, domingo à noite na Marina Porto Ilhabela, e após esta e outras premiações do dia, a música começa com a banda Mano Beethoven, que ao vivo fará todo mundo dançar com o melhor do Pop Rock.
Assim, o evento encerra a temporada 2023 já dando spoiler de 2024. Entre as cidades que podem receber o festival estão: Ilhabela, Maceió, Salvador, Florianópolis, Caraguatatuba, Bonito, Fernando de Noronha, sendo que Saquarema já está 100% confirmada e pode ser pela primeira vez um Aloha Spirit Grand Slam. O que é isso? Ainda não podemos falar, mas pode ser que o Aloha Spirit entregue algo jamais visto, que se realizado será imperdível para a comunidade dos esportes aquáticos.
Em 2023 além das prefeituras, o evento teve o apoio da G-Shock, Speedo, Rumo, Canoe e Nabil. Este festival é uma realização da Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business.