
Ilha de Itaparica inaugura primeiro clube de canoa polinésia
Ilha de Itaparica (BA) inaugura primeiro clube de canoa polinésia, Mar da Ilha, com cerimônia de batismo ... leia mais

Neste sábado (21) ocorre a Remada Rosa Rio na Praia da Urca, Rio de Janeiro. O evento é a maneira que praticantes da canoagem, stand-up paddle e caiaque encontraram de participar da campanha Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama. A ação acontece desde 2017 e além de conscientizar para a prevenção do câncer de mama, também apoia mulheres que já passaram por esse drama, incluindo algumas que fizeram até a mastectomia (quando se retira o seio devido ao avanço do câncer). Assim a Remada Rosa Rio se consolidou no calendário carioca como um dos eventos mais sensíveis e em defesa da mulher.
O evento começa as 8 horas da manhã com um coffee breack, e em seguida a remada coletiva. Ao final acontece um bate-papo com uma mastologista. Além da conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama, a Remada Rosa Rio arrecada fundos para esta campanha com a venda de camisas.
Mulheres e homens se engajam nesta bela campanha, assim diversas canoas colorem a Baia de Guanabara com tons de rosa. Existe inclusive canoas formadas exclusivamente por remadoras que fizeram mastectomia. É o caso da ONG “Mamas do Amor” que preparar próteses externas para mulheres que passaram por este procedimento. Desta maneira a mulher pode sentir um pouco menos essa mutilação, que vai além do físico e invade o lado psicológico da mulher.

É o caso de Larissa Stoner, que depois de muitos anos fumando teve um câncer de mama muito violento em 2018. Ela precisou viajar para fazer o tratamento em Brasília-DF. Larissa conta como a canoagem foi fundamental para se manter bem psicologicamente durante um tratamento tão longo: “A canoagem me colocou em contato com outras mulheres que também estavam passando pelo câncer de mama, e foi muito bonito essa rede de apoio que eu encontrei no universo da canoa. Assim consegui continuar remando mesmo enquanto fazia o processo de quimioterapia, mesmo carequinha. Foi um componente muito importante, pois o esporte é um aliado”.
Quando: 21/10, sábado.
Onde: 8h na Praia da Urca.
Mais informações: Luciano Olivieri (21) 985156569.