Direto do front, informações sobre o NY SUP Open
Em Nova Iorque, atletas brasileiros falam sobre a expectativa para o início do Mundial de SUP, que começa ... leia mais
Após a medalha de prata de Aline Adisaka, a equipe brasileira alcançou mais um excelente resultado nas eliminatórias de SUP Race Técnico realizadas nesta quinta-feira, 28 de setembro, durante o campeonato mundial da ISA de SUP e paddleborard. A competição foi realizada em na cidade Les Sables-d’Olonne, França.
David Leão, Roseli Novloski e Paula Rodrigues garantiram uma vaga entre os 22 remadores, por gênero, que disputarão a medalha de ouro na grande final, programada para acontecer amanhã, sexta-feira, em La Grande Plage, palco das eliminatórias de hoje. A equipe brasileira ainda contou com o reforço de Leandro Cruz, veterano waterman brasileiro radicado na França. Leandro, no entanto, não conseguiu classificação, mas sua participação garantiu pontos importantes para a equipe brasileira na somatória final da disputa entre as nações participantes.
A prova de race técnico é composta de um circuito em boias com 1,5 km. Os competidores deveriam fazer três voltas, totalizando a distância de 4,5 km. Na linha de largada, nomes consagrados como Michael Booth (AUS), Titouan Puyo (FRA), Shiro Araki (JAP) e Esperanza Barreras (ESP), ao lado de novas promessas do esporte. As condições da raia em La Grande Plage estavam difíceis, com fortes ondas na linha de arrebentação, ventos e mar bastante mexido, deixando muitos competidores pelo caminho.
Ao longo do dia foram realizadas quatro eliminatórias com 22 competidores em cada prova, com os 11 primeiros colocados se classificando para a final de sexta. David Leão foi o primeiro brasileiro a entrar na água. Experiente, o jovem remador baiano soube administrar bem sua energia para se manter entre os primeiros colocados ao longo de toda a prova, chegando na sexta colocação. O “furacão” japonês, Shuri Araki, confirmou o favoritismo sendo o primeiro a completar a prova.
“As condições estavam bem estremas, mas consegui me classificar para a final. Amanhã é o grande dia e me sinto muito bem e vamos com tudo!”, declarou David.
Leandro Cruz entrou em seguida e fez uma boa largada, mas, aos 48 de idade, foi difícil segurar o gás em uma prova de muita explosão e com condições de mar bastante traiçoeiras, encarando adversários com a metade da sua idade. O brasileiro ainda teve o azar de não conseguir se conectar a uma série de ondas que acabaram por distanciá-lo do pelotão intermediário da prova durante a última volta e concluiu a prova na 19ª colocação. Outro remador do Japão, Rai Taguchi, venceu a disputa, mostrando que os japoneses vêm fortes na briga pelo ouro.
Concluídas as eliminatórias masculinas, foi a vez das mulheres entrarem na água. Paula Rodrigues, fazendo sua estreia em mundiais, entrou em ação na primeira eliminatória feminina. Apesar do nervosismo, a remadora de Angra dos Reis conseguiu controlar a ansiedade subindo de produção ao longo da disputa, garantindo sua classificação ao chegar na sexta colocação. Melanie Lafenetre (FRA) foi a primeira colocada da prova.
“Fiquei um pouco nervosa e travada, mas consegui fazer uma boa prova. Foi um treino de verdade, ao lado das melhores do mundo, e vou dar o meu melhor amanhã para buscar um pódio se deus quiser”, disse Paula após concluir a prova.
A paranaense de Guaratuba, Roseli Novloski, entrou na água logo em seguida, disputando a última eliminatória do dia. Assim como Paula e David Leão, Roseli fez uma boa prova, mantendo-se sempre entre as primeiras colocadas, carimbando assim seu passaporte para a grande final do SUP Race Race Técnico. A primeira colocação do confronto ficou com a espanhola Esperanza Barreras.
Resultados completos e tempos podem ser acessados no site da ISA.
Seis finais serão realizadas nessa sexta-feira, a começar pela final do SUP Race Técnico Júnior, com largada prevista para às 10h do horário local (5h em Brasília). Rudah Bosi e Rebeka Klotz representam o Brasil nessa categoria.
Em seguida, às 11h30 (6h30 de Brasília) será a vez do Prone Paddleboard com a participação do brasileiro Jader Andrade.
Em seguida, às 13h (8h de Brasília) David Leão, Paula Rodrigues e Roseli Novloski entram em ação para a disputa de medalhas no SUP Race Técnico.
MUNDIAL AO VIVO – O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo site oficial da ISA – Clique AQUI.
Agradecimentos a Aline Adisaka e Cley Anderson.