
Air France Paddle Festival 2020 será realizada em trajeto de downwind
Organização de uma das mais importantes provas de SUP Race do mundo, Air France Paddle Festival, ... leia mais
De 10 a 19 de agosto Apia, capital de Samoa, recebe o Campeonato Mundial de Va’a Distância 2023. O evento será realizado em colaboração entre a Associação de Canoas Outrigger de Samoa (SOCA) e a Federação Internacional de Va’a (IVF), com suporte do governo samoano. A competição foi originalmente programada para 2021; no entanto, devido à pandemia, foi adiada para 2023.
O país é uma das ilhas que integram o chamado Triângulo Polinésio e um dos berços da cultura va’a. Estudos antropológicos e histórias contadas através da tradição oral, presente na formação de diversas populações originárias que habitam as ilhas do Pacífico, apontam que o período entendido como o das “grandes navegações polinésias” teve seu início a partir de Samoa e ilhas vizinhas, como Tonga, aproximadamente 2.500 anos atrás. A tradição da tatuagem é um dos aspectos culturais mais marcantes da cultura samoana.
A delegação brasileira é composta por 14 atletas inscritos nas competições individuais de V1 e parava’a e oito equipes de V6, participando em diferentes categorias de idade que vão da Júnior 16 à Máster 80+.
O evento abre oficialmente nessa quinta-feira, 10 de agosto, com a raia aberta para a familiarização com as canoas e percursos, e seguirá assim até o dia 12, sábado, com o fim do período de treinos e realização da cerimônia de abertura. O domingo será liberado para descanso, com as primeiras disputas começando no dia 14 de agosto, segunda-feira.
Datas | Cronograma |
Quinta-feira, 10 de agosto de 2023 | Familiarização com canoa / percursos |
Sexta-feira, 11 de agosto de 2023 | Familiarização com canoa / percursos |
Sábado, 12 de agosto de 2023 | Familiarização com canoa / percursos & Cerimônia de abertura |
Domingo, 13 de agosto de 2023 | Dia de descanço |
Segunda-feira, 14 de agosto de 2023 | Competição |
Terça-feira, 150 de agosto de 2023 | Competição |
Quarta-feira, 16 de agosto de 2023 | Competição |
Quinta-feira, 17 de agosto de 2023 | Competição |
Sexta-feira, 18 de agosto de 2023 | Familiarização com canoa / percursosCompetição / Cerimônia de encerramento |
Para acessar o cronograma detalhado com todas as categorias, modalidades, dias e horários clique AQUI.
TRANSMISSÃO DAS PROVAS – As provas estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da IVF. Apia tem um fuso horário de 17 horas à frente do Brasil, ou seja, 08h00 em Apia são 16h00 do dia anterior em Brasília.