Equipe brasileira encerra participação no Mundial de Canoagem com saldo positivo
Brasil conquista cota olímpica no C1M1000m na Canoagem Velocidade; na Paracanoagem com o VL2 e KL1 ... leia mais
Neste sábado (29) e domingo (30), a Praia do Pontal, em Arraial do Cabo (RJ) recebeu a primeira edição do Ultimate Paddle Brasil.
O evento foi válido como a primeira etapa do Brasileiro de SUP Race Long Distance, Técnico Sprint e Prone Paddleborad chancelado pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf.
A competição, que contou com o patrocínio da Prefeitura de Arraial do Cabo, ofereceu uma premiação recorde de R$ 50.000,00. Além disso, o campeonato serviu como seletiva para o Mundial da ISA (Associação Internacional de Surf) nas categorias Longa Distância, Técnico e Sprint, tanto para a modalidade SUP quanto para a Prone Paddleboard.
As provas técnicas abriam as disputas no sábado, com a presença dos principais nomes do SUP Race brasileiro. Na categoria profissional Masculino, vitória de Eri Tenório, com Guilherme dos Reis na segunda colocação, David Leão em terceiro e Luiz Guida “Animal” fechando o pódio na quarta colocação.
No profissional feminino, vitória de Lena Guimarães Ribeiro, com Roseli Novloski em segundo, Paula Rodrigues em terceiro e Jessika Moah em quarto.
Em seguida foi a vez das disputas de Sprint em uma raia de 100 m delimitada por duas boias que proporcionou embates de alta intensidade. Primeiro em baterias eliminatórias até a grande final.
No Feminino, Paula Rodrigues, mais uma vez mostrando estar em grande fase, foi a grande campeã. Roseli Novloski, Rebeka Klotz e Aline Abad completaram o pódio respectivamente em 2º,3º e 4º lugares.
Entre os homens, as disputas foram igualmente intensas. David Leão foi o primeiro colocado, com Marinho Cavaco marcando seu retorno às provas de SUP em grande estilo ficando com a medalha de prata. Fabricio Rodrigues e Luiz Guida ‘Animal’ completaram o pódio na terceira e quarta colocação, respectivamente.
No prone paddleboard, vitória de Jader Andrade, seguido por Patrick Winkler, em segundo lugar e Marcos Monteiro completando o pódio na terceira colocação. No Feminino, vitória de Catarina Ganzeli Winkler.
No SUP Amador Masculino, João Paulo Costa, Wilson Lima Júnior e Moises Mafra, foram, respectivamente, ouro prata e bronze. Entre as mulheres do Amador, Elaine Cristina Alves Beserra faturou a primeira colocação, seguida por Cristiane Ferreira Fernandes Sampaio, em segundo, e Bruna Louise de Souza Bergamini em terceiro lugar.
Encerrando o sábado, foi realizada uma cerimônia para premiar e homenagear os campeões brasileiros de SUP Race de 2022, seguida com uma apresentação musical ao vivo oferecida aos atletas.
No domingo foi a vez das provas de longa distância de SUP Race Profissional e Amador e Prone Paddleboard.
Eri Tenório brilhou mais uma vez conquistando a primeira colocação. Completaram o pódio Luiz Guida ‘Aminal’, Guilherme dos Reis, David Leão e Marinho Cavaco, respectivamente em 2º, 3º, 4º e 5º lugares.
Com esse resultado, o somatório geral do SUP Profissional do Ultimate Paddle Brasil coroou Eri Tenório com a primeira colocação, com Gui dos Reis em segundo e Luiz Guida Animal em terceiro.
No feminino, Lena Guimarães Ribeiro faturou mais um pódio, com Roseli Novloski em segundo, Paula Rodrigues em terceiro, Jessika Moah em quarto e Aline Abad em quinto lugar.
Lena, Roseli e Paula ficaram, respectivamente, com o ouro, prata e bronze do Ultimate Paddle Brasil.
Vale destacar a participação dos juniores na prova, competindo como “Pro JR” e em breve vamos publicar uma matéria especial somente sobre a participação desses atletas.
As disputas de domingo também foram marcadas pela prova de Prone Paddbeloard, com o baiano Jader Andrade faturando a primeira colocação, seguido por Patrick Winkler, em segundo lugar e Marcos Monteiro completando o pódio na terceira colocação. Catarina Ganzeli Winkler ficou com ouro no Feminino.
João Paulo Costa foi o grande campeão do SUP Race Amador, com Wilson Lima Júnior em segundo, Paulo Luchner, em terceiro, Moises Mafra em quarto e Roberto Felipe da Silva em quinto lugar.
Entre as mulheres do SUP Amador, Elaine Cristina Alves Beserra foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Cristiane Ferreira Fernandes Sampaio, Bruna Louise de Souza Bergamini, Samara Cristina Bentes de Freitas e Lívia Espírito Santo Rosa Eger completaram o pódio respectivamente em 2º, 3º, 4º e 5º lugares.