O dilema dos protetores solares
Estudos apontam que determinados tipos de protetores solares são nocivos para os oceanos e para nosso organismo
A vitória do cantor havaiano William “Iam” Tongi na última edição do American Idol foi uma das mais comemoradas da história do programa de música estadunidense.
Na noite de domingo, o apresentador Ryan Seacrest anunciou que Iam recebeu a maioria dos votos dos fãs, superando os finalistas Megan Danielle e Colin Stough em clima de grande euforia. O havaiano definitivamente conquistou os corações e mentes da audiência através de seu talento e história de vida.
Antes de ser coroado vencedor da 21ª temporada do American Idol, os telespectadores do programa de competição musical da ABC puderam testemunhar um pouco de sua trajetória e evolução como artista até conquistar o título final.
Natural de Kahuku, região noroeste da ilha de Oahu, Havaí, Tongi precisou se mudar com a família para Seattle, no continente americano, em busca de melhores oportunidades. Atualmente, centenas de famílias havaianas não tem onde morar e estão sendo forçadas a deixar sua terra natal por conta dos elevados custos de moradia decorrentes da especulação imobiliária causada pela compra de grandes quantidades de terras e imóveis, em todas as ilhas havaianas, por bilionários estadunidenses.
Durante sua audição para o programa, o jovem havaiano de 18 anos emocionou os jurados. Primeiro, por sua história de vida e, depois, ao interpretar a canção “Monsters”, de James Blunt, que ele dedicou a seu pai, que havia morrido há dois meses e foi seu principal incentivador.
Tonji disse aos jurados do “Idol” que seu pai foi a razão de sua entrada na música. O havaiano carregou suas emoções em sua audição e fez os jurados Lionel Richie e Luke Bryan chorarem com sua performance musical.
A audição de Iam Tonji foi a mais assistida da temporada. Publicada há três meses, já acumula 16 milhões de visualizações no YouTube. Assista:
Após ganhar o passe para Hollywood, o nativo do Havaí continuou impressionando os jurados e as pessoas que assistiam de casa suas apresentações musicais.
Não surpreendentemente, esse também foi o caso durante a final, depois de arrasar com versões memoráveis de “Making Memories of Us”, de Keith Urban, e “Cool Down”, de Kolohe Kai. Para fechar com chave de ouro, Iam deu tudo de si ao apresentar sua nova música, “I’ll Be Seeing You”, como sua última canção.
A nova estrela da música havaiana agora prepara o lançamento de um álbum com canções inéditas e algumas versões, como as exibidas ao longo de sua emocionante trajetória no programa.