Diário das Ilhas Canárias | O mar está subindo!
Direto de Las Palmas de Gran Canaria, o Top Wellington Reis conta como foi o primeiro dia de disputas do ... leia mais
O domingo de encerramento do Aloha Spirit Saquarema 2023 foi marcado por muita emoção e disputas eletrizantes nas águas da Lagoa de Saquarema.
Havia muita emoção no ar com a partida repentina de Telmo Rodrigues, mas o que todos que o conheciam sabiam, é que Telmo amava os esportes aquáticos e foi um incansável defensor da inclusão por meio da prática esportiva.
Talvez por isso, a energia sentida na arena neste domingo foi especial e as disputas incríveis na água honraram o legado deixado por Telmo.
O público presente vibrou intensamente a cada largada das provas de va’a, surfski, natação, apneia e SUP Race, assim como o público que não estava em Saquarema, que acompanhou as provas do Triângulo de Fogo e SUP Race Técnico pela transmissão ao vivo.
Sucesso de tanto entre a plateia, quanto entre os competidores, o Desafio Triângulo de Fogo definitivamente veio para ficar.
Após as eliminatórias entre 50 equipes realizadas no sábado, Aloha Brothers 1, Aloha Brothers 2, São José Paddle Club, Ubatuba Hoe e Loko Va’a, foram as cinco equipes classificadas que se enfrentaram novamente no domingo.
Primeiro, em uma prova de 5 km, em que a quinta colocada, Loko Va’a, encerrou o desafio nessa posição, enquanto as equipes classificadas em terceiro e quarto lugar, Aloha Brothers 1 e Aloha Brothers 2, fizeram uma final “B”, determinar suas colocações e, por fim, as duas equipes que finalizaram a maratona na primeira e segunda colocação, Ubatuba Hoe e São José Paddle Club, disputaram a grande final.
Com as finais sendo disputadas em um circuito triangular, próximo à arena, não faltou emoção e engajamento do público, que torceu muito por suas equipes. Para quem assistiu a disputa pelo YouTube Aloha Spirit Midia, a intensidade foi a mesma, uma vez que a transmissão foi impecável, mesclando imagens áreas com imagens da água e entrevistas, fazendo com que os internautas se sentissem na arena.
E após uma manhã de muita remada, o pódio da primeira edição do Desafio Triângulo de Fogo foi definido assim: Loko Va’a 5º, Aloha Brothers 2 4º, Aloha Brothers 1 3º, Ubatuba Hoe 2º e São José Paddle Club levantando a taça de equipe campeã.
Com a conclusão do desafio de va’a, fio a vez da prova de SUP Race Técnico, como já é tradição no Aloha Spirit Festival, encerrar a etapa.
Assim, grandes nomes do stand up paddle amador e profissional “caíram para dentro” da raia de 5 km onde os amadores deram uma volta e os profissionais, duas.
Caio de Souza Antunes foi o grande campeão entre os profissionais, seguido pela campeã pan-americana Lena Guimarães Ribeiro, campeã do feminino e vice-campeã geral (entre homens e mulheres). Vinicius Marques da Veiga e Ana Quézia de Matos foram os campeões, masculino e feminino entre os amadores.
As disputas de SUP Race Técnico também foram exibidas ao vivo e, ao final da transmissão, uma agradável surpresa com a presença do pioneiro da va’a Ron Zander Williams, batendo um papo com Fernando Bonfá sobre a história da Lanakila e o início da va’a no Brasil.
A entrevista, assim como a transmissão das finais do Desafio Triângulo de Fogo e SUP Race Técnico podem ser acompanhadas, na integra, no recap da transmissão deste domingo. Assista:
A próxima etapa do Aloha Spirit Festival está marcada par os dias 17 a 15 de setembro em Caraguatatuba (SP). Para mais informações acesse alohaspirit.com.br.