Aloha Spirit volta a Niterói com uma série de atrações
Após oito anos, o Aloha Spirit está de volta à cidade de Niterói. Festival rola de 23 a 25 de setembro ... leia mais
A equipe brasileira de surf fez bonito no campeonato Pan-Americano de Surf – PASA Games 2023, que ocorreu no último fim de semana em Santa Catalina, Panamá, e conquistou o bicampeonato da competição. Além disso, os atletas brasileiros garantiram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.
A primeira conquista brasileira veio na abertura do evento, 23 de abril, com a medalha de ouro no SUP Race Técnio com Guilherme dos Reis. As próximas medalhas da equipe brasileira viriam na sexta-feira (28).
Na modalidade de longboard feminino, Chloé Calmon conquistou o bicampeonato na categoria, garantindo o ouro com um total de 11,00 pontos. A canadense Olivia Stokes ficou em segundo lugar, com 8,40, enquanto Roan Lia Reyes, da Costa Rica, levou o bronze com 4,77 pontos na bateria final. As quatro surfistas conseguiram a vaga para os Jogos Pan-americanos de Santiago.
Também na sexta-feira, aconteceu a final do SUP Wave feminino, onde a brasileira Aline Adiaska ficou com o bronze após receber 8,77 pontos na disputa das medalhas. Lucia Cosoleto, da Argentina, foi a campeã, com 10,87, enquanto a peruana Vania Torres levou a prata com 8,80. Aline também garantiu sua vaga para o Pan.
No sábado (29), o Brasil conquistou mais uma medalha de bronze no no longboard e uma de prata e uma de bronze no SUP Wave. Carlos Bahia foi o terceiro colocado no longboard masculino com 14.73, superado por Julian Schweizer do Uruguai (Prata) com 15.03 e Benoit ‘Picolo’ Clemente do Peru, que conquistou seu quinto título pan-americano com 15.46. Já no SUP Wave masculino, Luiz Diniz foi bronze e Wellington Reis foi prata com a nota de 13.86, sendo superados apenas por Finn Spencer do Canadá com 15.00.
Na competição de surfe Shortboad (pranchinha), que encerrou o Pan no domingo (30), os surfistas brasileiros foram os grandes destaques. Silvana Lima levou o ouro no feminino com a nota de 13.16, Chelsea Tuach de Barbados foi prata com 9.77 e Lucia Indurain da Argentina ficou com o bronze com 9.5. No masculino, Krystian Kymerson venceu com 17.04. Cody Young do Canadá foi prata e Leandro Usuna da Argentina foi bronze.
Com o ótimo desempenho dos atletas brasileiros, a equipe garantiu o bicampeonato do Pan-Americano de Surf – PASA Games e a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Vale destacar que novamente o stand up paddle brasileiro teve um papel decisivo nessa conquista, sendo a modalidade que mais trouxe medalhas à equipe brasileira.
SUP Wave – Aline Adisaka e Luiz Diniz
SUP Race Técnico – Lena Guimarães e David Leão
Longboard – Chloé Calmon e Carlos Bahia (Vagas pendentes por conta do mundial de longboard)
Surfe shortboard (Pranchinha) – Silvana Lima e Ktystian Kimerson*
* O surfe no Pan de Santiago dará uma vaga olímpica em Paris no masculino e no feminino.