Maratona Aquática: Promotores de eventos lançam protocolo pós-Covid19
Com a pandemia do novo coronavírus ainda fora de controle em território brasileiro, muitas dúvidas e ... leia mais
A Travessia do Canal de Ilhabela já faz parte da programação dos melhores maratonistas aquáticos do país, há quase dez anos. Para a edição de 2022, uma das principais mensagens será a campanha de conscientização ambiental, através de inovações na utilização de artigos esportivo para natação, neste caso, a touca de silicone.
Não é segredo que a touca tem diversas funções, no caso do atleta, diminui o arrasto e melhora o desempenho. Já no caso dos organizadores de eventos, as toucas com cores “vivas” ajudam na divisão de baterias e também no resgate de atletas, caso se afastem do pelotão. Não é por acaso, que cores como: rosa, amarelo, vermelho e verde, sempre fazem parte da maioria das provas de natação em águas abertas.
Muitos eventos, incluindo a própria travessia do Canal de Ilhabela, fornecem toucas de silicone todos os anos. Após a prova, muitas são encontradas no lixo, descartadas de forma incorreta e as vezes até “boiando “no mar. Não é culpa exclusiva de ninguém, o problema é que a função de uma touca de silicone no evento, é uma necessidade da própria organização e a distribuição de toucas não deve ser encerrada.
Entretanto, sabemos que o impacto ambiental da produção de silicone é significativo e toda ajuda para “frear” os agravantes ao meio ambiente é bem-vinda. Uma das ações da Travessia do Canal de Ilhabela, juntamente com a Mormaii é o conceito de reutilização. Mas como funciona?
Todos os mil atletas inscritos no evento, receberão as toucas fornecidas pelos organizadores. O atleta competirá com a touca e após cruzar o pórtico de chegada, irá devolver o chip de cronometragem e também a touca de silicone junto ao staff do evento. As toucas passarão por processos rígidos de higienização, guardadas em recipiente apropriado e serão reutilizadas nas edições de 2023 e possivelmente 2024.
“O objetivo da campanha é a conscientização de que um produto, bem utilizado e guardado pode durar. Não precisamos viver a todo momento o conceito descartável” Comenta Murilo Caldas, gestor da marca esportiva Mormaii.
“Já trabalhei com campanhas em prol do meio ambiente que tiveram êxito, No passado, o Aloha Spirit Festival lançou a campanha #noplastic, e tal conceito foi honradamente inspiração para outros eventos e reduziu a quantidade de copos plásticos nas competições. Espero que a campanha #reutilize também possa contribuir com o meio ambiente”, comenta João Castro, diretor da Ecooutdoor e produtor do evento.
Analisando pelo lado do atleta, é fácil de entender que o nadador de águas abertas, já é por natureza, um ser humano com preocupação diferenciada com o meio ambiente. Atletas conscientizados, que viajem constantemente e que apreciam ditar tendência na proteção ambiental.
As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela já estão encerradas. O evento acontece no dia 06 de novembro e terá transmissão online no canal de youtube da Swim Channel.
Fonte: swimchannel.net.