Por que praticar Stand Up Paddle?

Compartilhe
Praticar stand up paddle
Além de cuidar da saúde física, a prática do stand up paddle também beneficia a saúde mental. Foto: Kindel Media / Pexels

Por que praticar Stand Up Paddle? Primeiramente, porque é um esporte que pode ser praticado em rios, praias e lagoas, onde o indivíduo fica em pé em cima de uma prancha e se movimenta com a ajuda de um remo. Além disso, por ser uma modalidade relativamente fácil, pode ser praticada em todas as idades, a depender da intensidade. 

O SUP, como é chamado, é um ótimo estímulo de equilíbrio corporal e desenvolvimento muscular. Além de cuidar da saúde física, também beneficia a saúde mental. Veja abaixo as principais vantagens.

Por que praticar stand up paddle?

  • Reduz o estresse: quando nos exercitamos há uma liberação de hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e relaxamento, como a endorfina e serotonina. Além disso, o cenário onde o esporte é praticado também colabora para aliviar o estresse, uma vez que a água ajuda a mente a liberar o estresse.
  • Melhora a postura e trabalha os músculos: o SUP é um esporte onde todos os músculos do corpo são trabalhados, além de auxiliar na melhora da postura e equilíbrio.
  • Alivia a dor nas articulações e tem efeito protetivo sobre elas: por ser um esporte de pouco impacto, as lesões nas articulações são mínimas. Além disso, por auxiliar no emagrecimento, há uma redução de pressão sobre as articulações, amenizando as possíveis dores em locais como joelhos e tornozelos.
  • Estimula e melhora o sistema cardiovascular: por ser um exercício aeróbico, é um ótimo aliado da saúde cardiovascular, estimulando o sistema cardíaco e melhorando-o a longo prazo, reduzindo a chance de infarto e outras doenças que afetam o coração.

É importante ressaltar que, se você pretende iniciar a prática no SUP, é muito importante ter uma orientação profissional, tanto por questões de segurança, como para sanar possíveis dúvidas.

Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe