Expedição Caminho das Águas: uma viagem pelo espaço e pelo tempo
Expedição Caminho das Águas: remadores de Santos refazem rota do período colonial do Brasil em busca de ... leia mais
O Estado do Ceará é conhecido como a Terra dos Ventos e atrai remadores e velejadores de todas as partes do Brasil e do mundo para aproveitar a excelente condição de downwind existente ao longo dos quase 600km de litoral no segundo semestre do ano.
Para quem curte os ventos, a Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) promove desde 2019 o MolokaBRA, que já se tornou um dos principais eventos esportivos do Brasil, contudo, no período da baixa temporada de ventos, vários eventos são realizados pela associação como é o caso do tradicional festival de esportes a remo de Amontada, que prepara sua quarta edição de 27 a 29 de maio.
Município localizado a cerca de 180km da capital Fortaleza, Amontada, apresenta cenários e belezas naturais de tirar o fôlego, além da típica culinária cearense e uma invejável e bem estruturada rede hoteleira que compõe o trade turístico da região.
Segundo o Diretor de eventos da ASUPCE, Alexandre Nogueira, o festival de esportes a remo de Amontada começou em 2017 apenas com o stand up paddle, mas com o crescimento e consolidação da cena local do Va’a, agora é impossível imaginar o festival sem a presença dos praticantes da canoa havaiana.
Amontada é um dos principais destinos turísticos do Ceará e também um point perfeito para os esportes náuticos. Localizado pertinho da paradisíaca Praia de Jericoacoara, o município tem atrativos que são um verdadeiro convite aos remadores que, além de praticar o seu esporte preferido, podem desfrutar de um roteiro turístico bastante diversificado e convidativo que inclui mar, rio, lagoa e os famosos lençóis cearenses formados nas dunas pelas águas pluviais.
Para Heyner Fortunato, Presidente da ASUPCE, a realização do festival em Amontada é um reconhecimento da associação à receptividade apresentada pelos gestores, integrantes do trade turístico e pela população local em relação aos participantes. Segundo Heyner, o festival também se propõe a promover educação ambiental e enaltecer a importância do respeito às questões ecológicas, que já são bastante trabalhadas no município.
Um dos pontos altos do festival é a capacitação realizada pela ASUPCE dos instrutores do trade turístico de Amontada que trabalham com esportes a remo. Segundo Esdras Nobre, diretor técnico da ASUPCE, a entidade busca colocar em prática suas atribuições estatutárias, promovendo capacitações com muito critério técnico, disseminando o esporte de forma muito criteriosa.
Na programação consta ainda o treinamento de crianças e jovens locais interessados na prática esportiva e a capacitação de profissionais da área de Educação Física para que os mesmos deem sequência ao trabalho de fomento ao esporte de modo permanente.
Na programação na água propriamente dita estão previstos:
Outros atrativos são o passeio para os lençóis cearenses na praia de Caetanos, o festival gastronômico de frutos do mar e uma festa havaiana.
Para Alexandre Nogueira o festival de Amontada ressurge em sua quarta edição totalmente renovado após dois anos de pandemia e é um grande atrativo para os próprios cearenses e certamente para atletas de outros estados que ainda não conhecem esse verdadeiro paraíso, basta ver vídeos e fotos em sites especializados para se apaixonar pelo local.
O evento é uma promoção da ASUPCE e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Amontada e da Associação de Hotéis e Pousadas de Amontada (AMO).
Conheça mais sobre a região acessando icaraizinhobrasil.com.
Confira abaixo links das edições anteriores e coberturas do festival:
#Partiu | Icaraí de Amontada atrai amantes do Stand Up Pedal | Globoplay
#Partiu | #Partiu mostra as belezas naturais de Icaraí de Amontada | Globoplay