Brasileiro de Va’a: Samu e Vênus garantem título nacional de 2021
Samu e Vênus vencem a prova de Va'a maratona em Vitória (ES) e ficam com o título brasileiro de V6, em ... leia mais
Ainda que a Te Aito e a Super Aito sejam as provas de V1 mais famosas do mundo, a temporada taitiana de va’a guarda uma série de competições incríveis e de altíssimo nível.
Esse é o caso da Taaroa Race, competição de va’a organizada pelo clube Tahitian Paddle, que nos últimos anos se consolidou como uma das mais populares provas de V1 da Polinésia Franesa.
E a nova edição da prova realizada no último sábado, 26 de fevereiro, confirmou esta popularidade: 136 remadores na linha de partida da Elite Masculina (que no Taiti é chamada de categria Sênior).
A Taaroa Race, dessa forma, nos trouxe uma prévia do que veremos pela frente na Meca do va’a mundial em 2022.
Nomes de peso marcaram presença na disputa, começando com o tetra-campeão e atual campeão de Te Aito, Steeve Teihotaata, Kevin Céran-Jérusalémy, cinco vezes vencedor da Te Aito, também esteve presente, Brice Punuataahitua, vice-campeão em 2021 e todos os remadores do time principal da lendária equipe Shell va’a, com destaque para Narai Atger, vencedor da Taaroa Race no ano passado.
A prova teve um percurso de 22 km entre Taapuna e Papeete, disputado em condições praticamente flat e quase sem nenhum vento.
Nesse cenário, Kenny Poroi assumiu a liderança nos primeiros quilômetros. Em seu rastro estavam, Taaroa Dubois, representando Pirae Va’a, Revi Thon Sing e Kevin Kouider, que também integra a equipe Pirae Va’a.
Kouider, então, assumiu a liderança após a passagem de Papeete, cruzando a boia na primeira posição após pouco mais de cinquenta minutos de corrida.
Então, na subida para Punaauia, o jovem remador de Shell Va’a, Taputea Tehetia, mostrou seu talento e seu poder de ataque colocando-se na primeira colocação da prova.
Atrás do Shellien, Kevin Kouider e Revi Thong Sing abriram uma pequena diferença à frente de Taaroa Dubois e Steeve Teihotaata.
No entanto, mostrando muito sangue frio e exelente estratégia, Kouider alcançou Tehetia na reta final da prova, já dentro da lagoa de Punaauia antes de imprimir um sprint matador bem próximo à linha de chegada vencendo a prova com pouco menos de 1h50m de prova:
“Taputea era muito forte. Além disso, ele podia contar com Taaroa que estava logo atrás para incentivá-lo. Mas administrei bem a minha corrida e consegui o resultado que buscava”, disse o campeão.
Por sua vez, Taputea Tehetia, que brilhou nos juniores há dois anos, conquistou um belo segundo lugar na primeira grande corrida do ano. Integrante da Shell Va’a, Tehetia, também viu o companheiro de equipe, Taaroa Dubois, subir ao pódio em terceiro lugar.
Pouco mais de 30 mulheres competiram na Elite Feminina, que teve um percurso reduzido, de 6,5 km entre Taapuna e Vairai Park.
E na ausência de dois nomes de peso do va’a feminino taitiano, Marguerite Temaiana e Hinatea Bernadino, Vaimiti Maoni venceu a disputa com o tempo de 37m21s
A remadora de Ihilani superou sua companheira de treino, Aurélie Laplane, vice-campeã chegando a menos de 20 segundos de Temaiana.
E fechando o pódio na terceira colocação, Mihinoa Paari, outra remadora recém-saída da categoria Júnior e que já desponta como promessa do va’a mundial feminino.
No próximo sábado os taitianos têm um encontro marcado em Taaone para a primeira etapa da seletiva nacional para campeonato mundial de Va’a Sprint, que será realizado em Londres, Inglaterra, em agosto deste ano.